Já atualizou seu Mac para o macOS Sonoma 14.4? Pois saiba que, aparentemente, essa versão do sistema inclui um bug o qual faz versões anteriores de um arquivo que foi salvo no iCloud Drive simplesmente desaparecerem — isso caso a opção para otimizar o armazenamento do Mac (salvando os arquivos na nuvem) esteja ativada.
Segundo Howard Oakley, do The Eclectic Light Company, o bug parece ser exclusivo da versão mais recente do sistema operacional da Apple, já que ele não conseguiu reproduzi-lo no macOS Ventura ou mesmo no macOS Sonoma 14.3, por exemplo.
Tal problema só afeta arquivos criados por aplicativos que suportam o sistema de versões do macOS, o qual permite que o usuário reverta um arquivo para uma versão anterior clicando na opção “Reverter Para”, localizada no menu “Arquivo” na barra de menus. Entre os apps contemplados por esse recurso, estão o Pages, o Numbers e o TextEdit.
Ainda segundo Oakley, para reproduzir o bug basta ter a opção supracitada ativada, salvar um arquivo com múltiplas versões no iCloud Drive, removê-lo da máquina, esperar alguns minutos e baixá-lo novamente. Feito tudo isso, todas as versões desse arquivo (com exceção da última, é claro) serão permanentemente apagadas.
Como as versões anteriores de arquivos não são incluídas em backups, elas não podem ser recuperadas ao salvá-los em outro disco — o que faz desse bug um problema grave, segundo Oakley.
A única forma de evitar essa dor de cabeça por ora é desligando a opção para otimizar o armazenamento do Mac usando o iCloud Drive, a qual pode ser encontrada nos Ajustes do Sistema. Como notado pelo MacRumors, porém, é bom realizar esse processo pelo menos umas duas vezes, já que o macOS pode acabar reativando essa opção sozinho às vezes. 🤷🏼♂️
Oakley disse já ter reportado esse bug à Apple, que provavelmente o corrigirá numa próxima versão do sistema.