Usuários de longa data do Mac podem se lembrar do iPulse, uma ferramenta projetada para monitorar atividades e consumo de recursos do sistema.
Lançado originalmente em 2002, o utilitário chegou agora à plataforma de iPhones e iPads, conforme anunciado recentemente pela The Iconfactory, desenvolvedora do software.
O iPulse para iOS/iPadOS exibe objetivamente o que está acontecendo dentro do seu dispositivo, com atualizações instantâneas. Como não é possível abrir dois apps ao mesmo tempo no iPhone, os dados são exibidos de forma conveniente a partir do recurso Picture-in-Picture (PiP).
Entre os dados que o app inclui, você pode ver o uso dos núcleos de eficiência e de desempenho da CPU 1Central processing unit, ou unidade central de processamento., taxas de transferência de download e upload, uso da memória do sistema e uso tanto do armazenamento interno quanto externo, entre outros.
No caso das informações de armazenamento, o iPulse oferece uma visualização mais detalhada em relação ao sistema nativo (em Ajustes » Geral » Armazenamento), já que, dessa forma, não são incluídos dados em cache usados pelo iCloud e outros aplicativos.
Outro recurso interessante é o de efeitos sonoros, de modo que, quando os limites definidos nas preferências do app forem excedidos, você ouvirá um alerta para verificá-los.
O iPulse já está disponível por R$50 na App Store. Salgadinho, mas pelo menos ele não conta com assinaturas ou compras internas.
via Daring Fireball
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.