Uma opção de privacidade relacionada ao aplicativo Diário (Journal) vem deixando algumas pessoas preocupadas. Isso porque o ajuste em questão, que determina se o iPhone estará “visível para outras pessoas”, simplesmente vem ativado por padrão — e não é exatamente esperado que o usuário comum saiba da sua existência.
Podendo ser acessada em Ajustes » Privacidade e Segurança » Sugestões para Escrever no Diário, a opção está relacionada diretamente à localização do dispositivo e às sugestões personalizadas do app, que têm como base coisas como as atividades e a localização dos usuários.
Mas o Diário também reconhece pessoas que estão por perto no momento em que certa atividade é realizada ou determinada localização é visitada. Inclusive, o usuário pode marcar a opção “Preferir Sugestões com Outras Pessoas” para que o app priorize momentos com contatos ou grupos grandes.
É aí que entra a opção “Visível para outras pessoas”. Caso ela esteja ativada (e provavelmente estará, se você estiver descobrindo isso só agora), o iPhone deixará a sua localização visível para que o app Diário dos seus contatos sugira momentos em que vocês provavelmente estarão juntos.
A opção foi alvo de uma matéria do The Wall Street Journal, a qual apresenta uma explicação da própria Apple sobre o recurso. Segundo a empresa, as alegações de que o nome e a localização dos usuários estão sendo diretamente compartilhados com outras pessoas por causa desse ajuste são imprecisas.
Na verdade, o iPhone pode usar o Bluetooth para detectar os dispositivos próximos que fazem parte da sua rede de contatos, mas não armazena quais contatos em específico estavam por perto no momento. Em vez disso, o app usa essa informação como contexto para melhorar e priorizar as sugestões no Diário.
Aqui está um exemplo fornecido pela Apple: digamos que você organizou um jantar em sua casa, com amigos que estão em seus contatos. O sistema pode priorizar isso nas sugestões, pois sabe pela contagem de pessoas que havia algo diferente nesse evento. Não foi apenas a sua noite comum em casa com a sua família.
Questionada sobre o motivo de manter a opção ativada por padrão, a Apple alegou que isso é feito para que os usuários do Diário recebam sugestões mais poderosas, independentemente dos seus amigos usarem o app ou não. É por isso que a opção está nos ajustes de Privacidade e Segurança do iPhone, não nos do app em si.
Convenceu alguém por aí? 🧐