Após introduzir os widgets e novidades como a Biblioteca de Apps nos últimos anos, a Apple poderá tornar a experiência de uso da tela de Início do iOS ainda mais personalizável, permitindo organizar livremente o layout dos ícones — algo que aproximaria ainda mais o sistema do que já existe no Android.
Em sua newsletter semanal “Power On” (da Bloomberg), o jornalista Mark Gurman foi o primeiro a cantar a bola sobre o tema. Segundo ele, a Apple tornará mais fácil para os usuários personalizar a tela de Início no iOS 18, mas não se aprofundou em qualquer detalhe sobre a possível mudança no sistema operacional.
Fontes ouvidas pelo site MacRumors, no entanto, indicaram que a grande novidade na tela de Início está relacionada a um maior controle sobre a organização dos ícones — o que resultaria em possibilidades como de criar espaços, linhas e colunas em branco entre os ícones de aplicativos.
Obviamente, a Apple deverá manter uma “grade imaginária” limitando exatamente o espaço onde poderá ficar cada ícone — o que impedirá que os usuários os organizem de forma assimétrica e manterá a consistência atual dessa parte tão importante do sistema operacional dos iPhones.
Atualmente, espaços em branco só podem existir na parte inferior da tela de Início — quando não há mais ícones a serem adicionados na tela em específico. Caso existam, o usuário é obrigado, necessariamente, a colocá-los entre os que já existem ou imediatamente após o que está por último.
Usuários, vale recordar, vêm adotando técnicas ou aplicativos de terceiros para contornar essa limitação há muito tempo no iOS. Caso o rumor se confirme, será uma ótima novidade para quem deseja deixar seus ícones de apps apenas na parte inferior para facilitar o alcance no uso do iPhone com uma mão só, por exemplo.
Acompanhemos.