Disponibilizado em agosto do ano passado, o recurso de mensagens de vídeo instantâneas do WhatsApp causou uma certa reação negativa devido ao seu método de acionamento, muito semelhante ao de mensagens de áudio.
Posteriormente, o mensageiro até liberou uma opção para desativar as mensagens instantâneas de vídeo, ao mesmo tempo em que testava uma nova forma de acioná-las. Hoje, o serviço liberou uma atualização do seu app para iOS que possibilita enviar os vídeos curtos de forma mais didática, digamos.
Como muitos podem ter observado nos últimos dias, ao tocar e segurar sobre o ícone de câmera em um chat, a interface de gravação das mensagens instantâneas de vídeos aparecerá. Assim como em áudios, você pode deslizar para cima a fim de gravar com as mãos livres ou então para esquerda, de modo a descartar a gravação.

Agora você pode gravar e enviar mensagens de vídeo instantaneamente. Para começar, toque e segure o ícone de câmera ao lado do campo da mensagem.
No mesmo update, o mensageiro também implementou as seguintes novidades:
- Você pode tocar duas vezes no canto da tela para avançar ou voltar um vídeo.
- Mudamos o estilo da bandeja de anexar na conversa.
Privacidade em adesivos de avatares
Além das novidades acima já disponíveis, o WhatsApp está testando um novo recurso de privacidade para permitir que os usuários controlem quem pode usar seu avatar em adesivos.
Segundo o WABetaInfo, o WhatsApp pretende introduzir três opções de privacidade para gerenciar esse recurso: “Meus Contatos” (habilitando-o para qualquer pessoa da sua lista de contatos); “Contatos Selecionados” (restringindo a escolha apenas a contatos previamente escolhidos); e “Ninguém” (permitindo usuários desabilitem totalmente esse recurso).

É importante ressaltar que, se você e um contato permitirem essa configuração um para o outro, os adesivos de avatares dele ficarão acessíveis no seu chat (e vice-versa).
Ainda não há informações de quando (e se) a opção será disponibilizada para todos os usuários.