Nós já acompanhamos diversos casos em que o AirTag se tornou um grande aliado para recuperar objetos e bens pessoais. Porém, nem tudo são flores. No Canadá, criminosos estão usando o rastreador da Apple para facilitar o roubo de carros.
Uma matéria do veículo WCAX mostrou o caso de Ethan Yang, morador do estado americano de Massachusetts que viaja com frequência para Montreal, no Canadá.
Durante a volta de uma dessas viagens, enquanto estava passando pela fronteira entre os dois países, ele afirma que foi alertado por seu telefone (que, no vídeo, parece ser um Android) de que um AirTag não reconhecido estava por perto.
Yang foi então capaz de acionar o rastreador para que ele emitisse um bipe, encontrando-o escondido na grade frontal do carro.
Conforme a polícia de Burlington (Vermont), já foram registrados outros dois relatos de pessoas que encontraram rastreadores em seus veículos após retornarem de Montreal.
Ryan McLiverty, analista cibernético do Vermont Intelligence Center, explicou ao WCAX que esses casos têm ocorrido há algum tempo, mas que parece haver um novo pico do uso de tecnologias — como as do AirTag — para rastrear, roubar e revender os carros em Montreal.
Outra possibilidade levantada por ele está na movimentação de pequenas quantidades de drogas pela fronteira do Canadá com os Estados Unidos. Que coisa, não?
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via 9to5Mac