O Instagram está desenvolvendo um novo recurso chamado Blend. A ideia é bastante simples: a função cria um feed de recomendações de Reels para dois usuários — com base nos vídeos enviados entre eles e nos interesses de cada um. Os Blends deverão ser privados (apenas os membros conseguem ver) e será possível sair do feed a qualquer momento.
O recurso foi descoberto pelo engenheiro Alessandro Paluzzi — que já encontrou outras novidades em testes em redes sociais. Ao TechCrunch, o Instagram disse que se trata de um protótipo interno e que ele (ainda?) não está sendo testado externamente.
Vale notar a grande semelhança desse recurso a outro Blend: o do Spotify. A função do serviço de streaming de músicas — que existe há anos — permite que seja criada uma playlist que combine os gostos musicais de dois usuários, além de mostrar a compatibilidade entre ambos.
No caso do Blend do Instagram, ainda não se sabe se as recomendações serão atualizadas continuamente ou após um período definido. A ideia é maximizar a descoberta de novos Reels e possibilitar a sua realização de forma conjunta, ao usar dados sobre preferências para recomendar vídeos para um par de usuários.
Em se tratando de um recurso em desenvolvimento, não há informações sobre quando (ou se) ocorrerá a disponibilização para todos os usuários, em especial considerando que o Instagram afirmou que o Blend ainda é um protótipo interno. De todo modo, caso seja lançada no futuro, a novidade certamente ajudará a aumentar o engajamento dos Reels e fortalecer a concorrência da rede da Meta ante o TikTok.