Foram divulgados recentemente detalhes do funcionamento do Telegram Business, plataforma voltada a empresas do mensageiro. Lançado no início do mês passado, ele é um concorrente direto do WhatsApp Business e conta com recursos voltados especificamente para o gerenciamento de conversas entre companhias e clientes.
De acordo com o Telegram, agora qualquer conta do mensageiro pode ser transformada em uma conta comercial e desfrutar dos inúmeros recursos oferecidos nessa modalidade — embora ainda seja necessária uma assinatura do Telegram Business para participar dessa brincadeira.
Vamos conferir detalhadamente alguns dos recursos que já foram lançados na plataforma?
Horários e endereço
Esse recurso permite às empresas exibir os horários de atendimento (o que dá aos usuários a possibilidade de saber imediatamente se a empresa está aberta no momento) e exibir o endereço exato da loja — com direito a um mapa para a localização.
Página de início
As empresas também podem personalizar aquela famosa página que aparece quando alguém entra na conversa pela primeira vez — permitindo alterar tanto o texto quanto o emoji que é exibido aos clientes.
Respostas rápidas
Também é possível cadastrar mensagens rápidas para enviar informações que clientes precisam frequentemente. Basta digitar / para que a lista com as respostas rápidas seja exibida. É possível editá-las ou enviá-las diretamente.
Mensagens de saudação
Assim como no WhatsApp, é possível definir uma mensagem de saudação para que ela seja enviada aos clientes assim que eles entrarem em contato pela primeira vez. Inclusive, é possível especificar um período de inatividade após o qual uma nova mensagem do cliente resultará em um novo envio da saudação.
Mensagens de ausência
Também é possível definir uma mensagem para avisar que seu negócio não está funcionando naquele dia ou numa hora específica. Você pode, ainda, limitar mensagens automatizadas para impedir que elas não sejam enviadas a conversas ou categorias específicas.
Etiquetas
Um recurso disponível também para usuários comuns do Telegram Premium, as etiquetas coloridas permitem dar às conversas rótulos exclusivos baseados nas pastas em que elas estão, ajudando a diferenciar rapidamente clientes com base no status, necessidades ou nível de prioridade.
Links para conversas
Além do tradicional link para o perfil da empresa, o Business permite criar links personalizados que servem como botões para ações específicas — como reservar uma mesa ou rastrear um pedido. Quando clicados/tocados, esses links abrem a conversa e exibem uma mensagem correspondente à funcionalidade desejada.
Chatbots
Considerados um grande diferencial do Telegram Business, os chatbots para empresas permitem integrar perfeitamente ferramentas e fluxos de trabalho existentes ao chat, bem como incorporar assistentes de inteligência artificial para gerenciar suas conversas.
Segundo a empresa, trata-se de uma nova era para os bots do Telegram, com possibilidades como a de configurar quais conversas eles podem acessar, ignorar todas as conversas com seus contatos ou responder apenas novas conversas.
O Telegram Business pode até ter chegado um pouco “atrasado”, mas com muita coisa bacana, não acham?