A Apple anunciou hoje o lançamento das chamadas Spatial Personas, recurso anunciado pela empresa na WWDC do ano passado e que chega para expandir os avatares 3D do Vision Pro.
Ainda em fase beta, as Spatial Personas permitem que você assista a filmes, colabore em apps de produtividades e entre em outras experiências espaciais com até cinco pessoas em uma única sessão, tal como se elas estivessem no seu ambiente. A ideia aqui é tornar o uso de Vision Pro uma experiência menos solitária — uma das principais críticas de usuários ao headset.
Ao contrário das tradicionais Personas, que entram em cena em aplicativos como o FaceTime, as Spatial Personas fazem com que os avatares dos seus contatos apareçam de uma forma mais natural no ambiente, e não confinados a uma janela flutuante. Assim, você pode trabalhar com o headset ao mesmo tempo em que conversa com outras pessoas e faz contato visual com elas.
Para ter acesso ao recurso, curiosamente não será preciso instalar qualquer atualização no seu Vision Pro, uma vez que a novidade já estava inclusa no visionOS 1.1, o qual foi liberado no mês passado. Essa versão do sistema, vale lembrar, também introduziu melhorias significativas paras as Personas, como comentamos nesse vídeo.
Uma das pessoas que já tiveram a oportunidade de testar as Spatial Personas foi Ray Wong, do Inverse. De acordo com o jornalista, nos seus testes, ele e seus contatos podiam andar livremente pelo ambiente, sentar-se e levantar-se — tudo isso enquanto colaboravam em uma série de atividades espaciais no visionOS.
Por se tratar de um recurso em desenvolvimento, é provável que alguns bugs ainda sejam notados com as Spatial Personas. Quem já garantiu um Vision Pro, porém, agora pode embarcar em atividades com seus amigos e conhecidos como se estivessem na mesma sala.
De acordo com a Apple, a novidade será disponibilizada ainda hoje pelo ar para todos que já estão rodando o visionOS 1.1, bastando reiniciar o headset quando ela já estiver no ar.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.