O Yahoo anunciou a aquisição do Artifact, um aplicativo de notícias alimentado por inteligência artificial desenvolvido pelos cofundadores do Instagram, Mike Krieger e Kevin Systrom. Os detalhes financeiros da aquisição não foram divulgados.
Lançado há mais de um ano, o Artifact não conseguiu alcançar a escala necessária para justificar os investimentos. Em janeiro, seus cofundadores decidiram encerrá-lo, mas há poucos dias reverteram tal decisão.
Isso porque o interesse de várias empresas levantou discussões sobre possíveis aquisições. O Yahoo, interessado pelo sistema de organização e recomendação de conteúdos, se destacou entre os compradores.
Segundo Kat Downs Mulder, gerente geral do Yahoo News, a aquisição tem como objetivo “aprimorar as capacidades de personalização e recomendação de conteúdo do Yahoo”, aproveitando a tecnologia do Artifact.
A integração da tecnologia, contudo, será um processo gradual. O app em si vai acabar, mas sua tecnologia vai melhorar o Yahoo News e talvez outros serviços. O objetivo é fazer com que o conteúdo fique mais personalizado para cada usuário.
Em comunicado à imprensa, Systrom disse estar animado com o impacto que a tecnologia criada por ele poderá ter no Yahoo. Ele está otimista sobre o futuro da IA e já pensa em novos projetos envolvendo tecnologias avançadas de linguagem.
O Yahoo foi um dos primeiros a combinar curadoria humana e algorítmica de notícias. Desde então, a paisagem de aprendizado de máquina e personalização mudou dramaticamente e o Artifact inovou com a melhor tecnologia de sua classe para atender ao momento atual.
Estamos entusiasmados no avanço em nossa missão de nos tornarmos o guia confiável para informações digitais e o melhor curador conectando pessoas ao conteúdo que mais importa para elas.
via The Verge