O melhor pedaço da Maçã.

AltStore: loja alternativa para iOS na UE tem apps e recursos detalhados

raphaelhuber / Shutterstock.com
Ícones da App Store e da AltStore em um iPhone com a bandeira da União Europeia na tela de Início

Além de promessas de empresas como a Epic Games e a MacPaw, a AltStore prepara-se para lançar a primeira loja alternativa para o iOS na União Europeia — onde a Apple foi forçada a liberar a prática devido à Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA).

Publicidade

O The Verge obteve acesso antecipado à loja e publicou as primeiras impressões sobre seu funcionamento. A primeira delas diz respeito não somente à AltStore, mas a qualquer loja alternativa no iOS: há uma grande quantidade de passos a serem seguidos — o que envolve entrar nos Ajustes para permitir a instalação e a exibição de uma série de textos alertando sobre os “perigos” que essa ação pode acarretar.

Em processo de revisão na App Store, a AltStore funcionará de forma bastante semelhante à loja da própria Apple. Para instalar um novo software por ela, bastará tocar num botão e confirmar a ação por meio de autenticação biométrica — pelo menos para os dois aplicativos já disponíveis na nova plataforma, o Delta e o Clip, que são desenvolvidos pela própria loja.

Enquanto o primeiro é um emulador de dispositivos portáteis antigos da Nintendo, o segundo é um gerenciador de área de transferência para o iOS que funciona de forma um pouco mais eficaz do que os apps disponíveis atualmente na App Store. Rodando em segundo plano, ele envia uma notificação sempre que um conteúdo é copiado, permitindo que o usuário o adicione ao app ou o descarte.

Um app como o Clip não poderia ser distribuído na App Store, visto que a Apple impõe restrições ao acesso de apps à área de transferência por questões de privacidade. Segundo o site, a falta de transparência em relação a esses pontos-chave são uma deficiência da loja em relação à plataforma oficial da Maçã — que informa tudo o que o aplicativo acessa do usuário de forma bastante detalhada.

Publicidade

Em termos de pagamentos, a AltStore funcionará baseada em doações via Patreon. Inclusive, Riley Testut (desenvolvedor do serviço) usará a plataforma para repassar a seus usuários a taxa de 0,50€ que deverá pagar à Apple por cada primeira instalação da loja por parte dos usuários — embora ainda não tenha especificado como fará essa cobrança.

Será que outras lojas de apps adotarão estratégias semelhantes? Aguardemos para ver.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira o trailer da 2ª temporada de “A Máquina do Destino”, do Apple TV+

Próx. Post

Apple Vision Pro é usado durante cirurgia de ombro nos Estados Unidos

Posts Relacionados