Além de promessas de empresas como a Epic Games e a MacPaw, a AltStore prepara-se para lançar a primeira loja alternativa para o iOS na União Europeia — onde a Apple foi forçada a liberar a prática devido à Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA).
O The Verge obteve acesso antecipado à loja e publicou as primeiras impressões sobre seu funcionamento. A primeira delas diz respeito não somente à AltStore, mas a qualquer loja alternativa no iOS: há uma grande quantidade de passos a serem seguidos — o que envolve entrar nos Ajustes para permitir a instalação e a exibição de uma série de textos alertando sobre os “perigos” que essa ação pode acarretar.

Em processo de revisão na App Store, a AltStore funcionará de forma bastante semelhante à loja da própria Apple. Para instalar um novo software por ela, bastará tocar num botão e confirmar a ação por meio de autenticação biométrica — pelo menos para os dois aplicativos já disponíveis na nova plataforma, o Delta e o Clip, que são desenvolvidos pela própria loja.
Enquanto o primeiro é um emulador de dispositivos portáteis antigos da Nintendo, o segundo é um gerenciador de área de transferência para o iOS que funciona de forma um pouco mais eficaz do que os apps disponíveis atualmente na App Store. Rodando em segundo plano, ele envia uma notificação sempre que um conteúdo é copiado, permitindo que o usuário o adicione ao app ou o descarte.

Um app como o Clip não poderia ser distribuído na App Store, visto que a Apple impõe restrições ao acesso de apps à área de transferência por questões de privacidade. Segundo o site, a falta de transparência em relação a esses pontos-chave são uma deficiência da loja em relação à plataforma oficial da Maçã — que informa tudo o que o aplicativo acessa do usuário de forma bastante detalhada.
Em termos de pagamentos, a AltStore funcionará baseada em doações via Patreon. Inclusive, Riley Testut (desenvolvedor do serviço) usará a plataforma para repassar a seus usuários a taxa de 0,50€ que deverá pagar à Apple por cada primeira instalação da loja por parte dos usuários — embora ainda não tenha especificado como fará essa cobrança.
Será que outras lojas de apps adotarão estratégias semelhantes? Aguardemos para ver.