Antes mesmo de o Vision Pro chegar às lojas, a Apple já via o seu mais novo produto sendo utilizado em hospitais ao redor do mundo, de modo a facilitar o trabalho de cirurgiões e aumentar as taxas de sucesso das operações.
Não demorou muito para que pintasse o primeiro caso de um hospital que empregou o headset de realidade mista (virtual/aumentada) da Maçã em um procedimento médico — coisa que aconteceu no Reino Unido durante uma cirurgia de coluna. Agora, um caso parecido foi registrado nos Estados Unidos, desta vez durante uma artroplastia total reversa do ombro.
Conforme divulgado pela empresa software voltada para o mercado de saúde eXeX, o procedimento aconteceu no AdventHealth Surgery Center Innovation Tower — complexo médico com o qual a empresa tem uma parceria. A cirurgia foi conduzida por G. Russell Huffman, do Rothman Orthopaedic Institute, que explorou as capacidades de computação espacial do Vision Pro durante o procedimento.

Mais especificamente, o Vision Pro ajudou na organização, no gerenciamento e na visualização de uma série de dados durante a cirurgia — muitos dos quais nunca estiveram disponíveis antes para os profissionais durante uma operação.
O headset, vale notar, não foi manuseado pela pessoas que estavam operando o paciente — e sim por uma técnica responsável por cuidar do espaço da operação, do inventário e das orientações de procedimento. Como é possível conferir na imagem acima, o dispositivo é compacto o suficiente para ser usado com a paramentação cirúrgica.
Ainda de acordo com a eXeX, essa é a primeiríssima vez que o Vision Pro é utilizado durante um procedimento do tipo. Muito bacana, não?
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.