O melhor pedaço da Maçã.
Alex Segre / Shutterstock.com
MacBooks Pro expostos em Apple Store

Mercado de Macs cresceu 14,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023 [atualizado]

A IDC liberou seu periódico relatório sobre o mercado de PCs, desta vez referente ao primeiro trimestre de 2024. Segundo as estimativas, a Apple teve um crescimento de 14,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O mercado, por sua vez, voltou aos níveis registrados antes da pandemia.

Publicidade

Os dados indicam que a Maçã comercializou cerca de 4,8 milhões de unidades de Macs nos três primeiros meses de 2024 — resultando em uma participação de mercado de 8,1%. No mesmo período de 2023, foram enviados cerca de 4,2 milhões de computadores da empresa, que registrou um market share de 7,1% naquela época.

De acordo com a IDC, o crescimento de dois dígitos da Maçã (o maior entre as seis empresas que mais venderam computadores no primeiro trimestre) foi resultado de um declínio desproporcional no primeiro trimestre do ano anterior — algo que também acometeu a Lenovo, líder no mercado com 23% de participação e 13,7 milhões de unidades vendidas.

O ranking também conta com a HP em 2º (20,1% de participação), a Dell em 3º (15,5%), além de Acer (6,2%) e ASUS (6,1%) tecnicamente empatadas em 5º lugar.

Publicidade

Analisando o mercado de PCs como um todo, foram 59,8 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período de 2023. É um número semelhante ao registrado no primeiro trimestre de 2019, quando foram comercializadas 60,5 milhões de unidades.

A pesquisa sobre o mercado de PCs da IDC inclui desktops, notebooks e workstations, não incluindo tablets ou servidores x86.

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro09/04/2024 às 13:53

A Canalys também divulgou nesta semana a sua pesquisa referente ao mercado de PCs no primeiro trimestre deste ano e revelou achados semelhantes aos da IDC.

Publicidade

A Apple, por exemplo, também ficou em quarto lugar no rankings das fabricantes, de acordo com os dados da firma. No entanto, os números da Canalys são ligeiramente diferentes: foram cerca de 5,3 milhões de Macs comercializados e 9,4% de market share da Maçã no primeiro trimestre.

Segundo os analistas da Canalys, o crescimento no primeiro trimestre é um “bom presságio” para um forte mercado de desktops e laptops ao longo do ano, principalmente com o impulsionamento dos recursos de IA que serão adotados pelas fabricantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

VPN pode ser solução para uma possível suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil

Próx. Post

Microsoft aposta que novo chip da Qualcomm vai superar o Apple Silicon

Posts Relacionados