O Spotify já oferece inúmeras maneiras para seus assinantes encontrarem músicas novas — sendo a principal delas, as playlists. Agora, o serviço está adicionando uma nova ferramenta de inteligência artificial que facilita ainda mais isso.
A empresa lançou a versão beta do recurso chamado AI Playlist, disponível inicialmente para assinantes no Reino Unido e na Austrália. A novidade permite “transformar suas ideias mais criativas em playlists”, segundo o Spotify.
Alguns exemplos de comandos que podem ser usados para gerar playlists incluem:
- “Concentrar no trabalho com música eletrônica instrumental”;
- “Música relaxante para me ajudar na época das alergias”;
- “Uma playlist que faça-me sentir o personagem principal”;
- “Preencha o silêncio com música de fundo de cafeteria”,
- “Trilhas para passeios a cavalo até o pôr do sol”.
De acordo com o Spotify, o AI Playlist pode trabalhar com comandos que fazem referência a lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores, emojis e muito mais. As playlists de “maior sucesso” resultarão de comandos “que contêm uma combinação de gêneros, climas, artistas ou décadas”, acrescentou a empresa.
No iOS e no Android, o recurso pode ser encontrado ao acessar a aba “Sua Biblioteca”, no canto inferior direito da tela, e tocar no ícone de mais (+) localizado no canto superior direito.

O Spotify disse que o recurso não produzirá resultados para solicitações não relacionadas à música. Além disso, a empresa disse que implementou medidas para bloquear “instruções ofensivas”.
Os usuários também podem revisar e refinar as playlists informando à AI Playlist mais especificamente o que procuram (ou seja, “mais pop” ou “menos otimista”).
via TechCrunch