O X (antigo Twitter) anunciou hoje que todos os usuários de iPhones ao redor do mundo agora têm acesso às Chaves-senha (Passkeys). Essa expansão chega após o lançamento do recurso para usuários nos Estados Unidos, em janeiro passado.
As Chaves-senha permitem o login através de identificação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial, utilizando transferência criptográfica de dados para manter as informações de login seguras no próprio dispositivo.
Muitos especialistas em cibersegurança consideram esse método mais seguro e recomendam a sua adoção nas plataformas que a suportarem. O TikTok já implementou o acesso às Passkeys, e o WhatsApp também está testando a tecnologia.
O recurso chega após a plataforma remover a autenticação de dois fatores (2FA) via SMS 1Short message service, ou serviço de mensagens curtas. para quem não era assinante, alegando estratégia de redução de custos que economizaria à empresa cerca de US$60 milhões por ano.
Embora ainda seja possível usar aplicativos de autenticação alternativos (como o 1Password), as Passkeys entregam uma camada extra na segurança, sendo particularmente úteis para os usuários que não têm mais acesso à autenticação de dois fatores. 😉
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Short message service, ou serviço de mensagens curtas.