Apesar de o iTunes ainda sobreviver no Windows, o aplicativo pode não oferecer todas as funções desejadas por usuários de iPhones ou iPads ao gerenciarem os seus dispositivos no computador.
Nesse sentido, o AltTunes, software desenvolvido pela Softorino, pode suprir algumas dessas necessidades — e, segundo a empresa, uma versão do app para macOS já está nos planos também.
O AltTunes permite gerenciar os arquivos do iPhone/iPad de forma fácil, bem como exportar mensagens, contatos, dados do calendário, de chamadas, notas, toques e livros. É possível também visualizar e transferir fotos e vídeos armazenados no dispositivo para o computador (em formatos compatíveis com o Windows), de modo a liberar espaço no aparelho ao armazenar os arquivos no computador.

O app conta, ainda, com recursos para exportar músicas e filmes do iPhone, assim como transferi-los de volta para o aparelho. Outros dados que podem ser exportados do dispositivo com o AltTunes são mensagens, além de ser possível fazer backups locais do conteúdo do iPhone (inclusive criptografados), bem como passar o conteúdo de um dispositivo ou de um backup para o outro.
Pode-se também acessar e exportar informações do Safari, bem como documentos armazenados no app Arquivos (Files), dados de aplicativos, podcasts, do app Gravador (Voice Memos), dos backups do iOS e até do certificado de garantia do iPhone.
Para ter acesso ao AltTunes, é necessário realizar uma assinatura de US$35 anuais. Com ela é possível usar não apenas o app, mas também todos os demais softwares desenvolvidos pela Softorino para macOS e Windows (10 e 11). Não há, vale notar, limitações de dispositivos conectados no app.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.