Rodar jogos e aplicativos do Windows no macOS é algo, sem dúvida, bastante demandado pelos usuários. Muitas vezes, há dificuldades em conseguir realizar essa tarefa, havendo diferentes ferramentas para viabilizá-la. E agora há mais uma opção nessa lista.
O Whisky, desenvolvido por Isaac Marovitz, combina o Game Porting Toolkit — uma camada de tradução de programas do Windows para o macOS — com um instalador de de jogos. Ele também usa o Wine, uma biblioteca de APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. usada pelo GPTK para realizar a tradução das APIs do Windows e fazer os jogos/apps funcionarem no macOS, além de ter o código aberto.
Apesar de demandar um número considerável de ações, o funcionamento do app é relativamente simples. Após baixá-lo no seu site e instalá-lo, o Whisky instalará o emulador Rosetta, da Apple — ou o GPTK, caso você não já tenha um deles. Então, já será exibida a interface principal do app, permitindo a criação das chamadas Bottles ao clicar no botão referente.

São nelas que o Windows “roda”, assim como os jogos feitos para o sistema da Microsoft, embora adaptados para o macOS. É necessário escolher um nome para a Bottle, a versão do Windows na qual deseja-se que o app seja executado (7, 8, 8.1 ou 10) e a localização onde os arquivos ficarão armazenados; é possível, vale notar, armazenar mais de um app em cada uma dessas repartições.
As Bottles criadas ficam em uma lista do lado direito; clicando no botão para navegar, uma nova pasta é criada. Dentro dela, o mais importante é o arquivo drive_c
, que imita o disco principal de um computador Windows. É nele que ficam os programas e onde os jogos devem ser inseridos.
Para instalar um jogo, deve-se mover os arquivos executáveis (no formato .exe
) dos games de Win32 que você deseja jogar para a pasta “Program Files”, que fica no drive_c
— a área onde o Windows espera que os apps estejam ao serem usados. Então, é necessário ir até a Bottle na qual se quer que o jogo seja instalado, clicar em “Pin Program”, dar um nome e, então, o botão para abrir o navegador de arquivos.

Depois disso, basta selecionar o arquivo do app colocado na pasta “Program Files”. No site do Wine, há uma lista com os jogos suportados. Se o jogo usar um instalador, é necessário copiar toda a pasta de instalação, rodar o instalador e, então, instalar o jogo no Whisky. Após selecionar o jogo/app, é só clicar no botão “Pin” e, em seguida, no de atualizar — de modo que ele aparecerá na tela de início do Whisky.

Após instalar e fixar os apps, basta clicar duas vezes no ícone de um deles para que eles sejam abertos. Ao fazê-lo pela primeira vez, é normal que demore um pouco mais para abrir. Os apps rodam de forma quase nativa, com o trabalho de tradução de APIs do Win32 sendo realizado pelo Wine.
O app também conta com outras opções, como visualizar programas instalados e detalhes sobre eles, bem como realizar ajustes em Bottle e no Wine. É possível, ainda, importar Bottles, além de abrir arquivos no formato .exe
sem fixá-los anteriormente.

Apesar de ter alguns bugs, o grande mérito do Whisky é tornar essa tarefa de rodar apps e jogos do Windows e em 32 bits mais simples, sem a necessidade de rodar códigos e/ou outras atividades mais complexas. No site do app, há mais informações sobre ele e toda a sua documentação.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.