O WhatsApp começou a expandir na versão mais recente do seu mensageiro para iOS a sua integração com a Meta AI — chatbot da sua empresa-mãe empurrado pelo grande modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês) Llama. Até então, o recurso só havia sido testado no Android.
Notada primeiro pelo pessoal do WABetaInfo, a novidade está disponível, pelo menos por enquanto, apenas em países selecionados, como a Índia. A lista completa de países e regiões que receberam a novidade ainda não é conhecida, mas, para que a integração sequer apareça no app, é preciso configurá-lo para o idioma inglês.
Como é possível notar na captura de tela abaixo, agora é possível interagir com a Meta AI no WhatsApp diretamente pela barra de pesquisa encontrada na aba de conversas do mensageiro. Assim, o usuário não precisa ir até a sua conversa com o chatbot para fazer alguma consulta à IA.
Vale notar que essa nova maneira de interagir com a Meta AI funciona de uma forma completamente independente das outras conversas do usuário, que continuam 100% privadas e com criptografia de ponta a ponta. Embora também sirva agora como um campo de interação com o chatbot, a barra de pesquisas da aba “Conversas” ainda pode ser utilizada para a sua função original: buscar por conversas, contatos, mensagens e mais.
Qualquer conteúdo digitado na barra de pesquisa se mantém privado, a não ser que o usuário escolha compartilhar algum prompt com a Meta AI. Mesmo assim, todos os tópicos sugeridos pelo chatbot são gerados aleatoriamente e não são influenciados por informações específicas do usuário.
Embora ainda conte com uma disponibilidade limitada, esse novo recurso está disponível na versão estável do WhatsApp, e não só no WhatsApp beta. A previsão é a de que ele seja levado para mais países nos próximos meses.