O melhor pedaço da Maçã.

Destaques de abril no MM: evento especial, chip “M4”, robô da Apple e mais!

Destaques do mês de abril

Dando continuidade à nossa “tradição” (criada no mês passado, mas isso é detalhe), selecionamos novamente os temas mais quentes que rolaram no mundo Apple no mês de abril, para que você fique por dentro das possíveis novidades e do que vem por aí.

Publicidade

Para a surpresa de ninguém, grande parte das pautas que pintaram no último mês giraram em torno do assunto inteligência artificial.

Portanto, sem mais delongas, vamos às notícias!

Evento especial no dia 7 de maio

Evento especial "Let loose" da Apple (novos iPads)

Surpreendendo todo mundo que esperava por um evento especial em março que acabou não vindo, de uma hora pra outra a Apple enviou convites para a imprensa internacional para um evento especial a ser realizado no dia 7 de maio (terça-feira próxima).

Publicidade

Segundo o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg), é de se esperar que no evento “Let loose” (traduzido para o português como “Basta imaginar”), a Apple anuncie a nova linha de iPads Pro e Air, bem como atualizações dos seus acessórios — os quais já são aguardados há bastante tempo.

Rumores indicam que o iPad Air receberá um upgrade modesto, com a adição de um novo processador (M2 ou, quem sabe, o M3), bem como uma opção de tela maior, com 12,9 polegadas (e talvez, mas cada vez mais improvável, uma tela Mini-LED).

Enquanto isso, espera-se que a família do iPad Pro receba uma atualização mais substancial, da qual discorrerei melhor mais à frente.

Publicidade

Além dos pratos principais, é bem provável que a Apple aproveite a oportunidade para atualizar alguns acessórios, como o Apple Pencil (o qual, rumores indicam que poderá vir com feedback háptico e novos gestos), bem como o Magic Keyboard (que poderá chegar com uma carcaça em alumínio, trackpad maior e mais robustez).

O evento será transmitido online, começando às 11h da manhã pelo horário de Brasília e às 15h em Lisboa. Como de costume, você poderá acompanhar a cobertura completa aqui no MacMagazine e no nosso canal do YouTube.

Chip “M4” nos próximos iPads Pro

Ilustração de um chip "M4"

Conforme discorremos acima, o carro-chefe desse evento deverá ser a apresentação da nova família do iPad Pro.

Rumores indicam que eles serão os primeiros tablets da Maçã a ganhar telas OLED 1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico., as quais, segundo rumores, já estariam em produção. Esses novos displays oferecerão uma gama de melhorias em relação às telas LCD 2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido. tradicionais, como cores mais vibrantes e pretos mais acentuados.

Porém, o rumor mais chocante da última semana é que esses novos iPads Pro poderão vir equipados com o chip “M4” — pulando inteiramente a família M3, a qual foi apresentada há pouco mais de seis meses.

Publicidade

Essa seria uma estratégia inédita para a companhia, não apenas por acelerar de forma agressiva o lançamento de uma nova família de processadores, como apresentá-la em iPads — e não em Macs, como de costume.

De qualquer forma, rumores indicam que o chip “M4” terá maior foco em capacidades de inteligência artificial, e por isso a Maçã estaria correndo para apresentar essa nova geração de processadores.

Espera-se que ela dedique uma grande parte deste novo SoC 3System on a chip, ou sistema em um chip. para realizar o processamento de recursos de IA, os quais deverão estar integrados ao novo sistema operacional e ser beneficiados por uma GPU 4Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. mais poderosa.

Se esses rumores vierem a se concretizar, os novos iPads Pro serão os primeiros produtos da Apple totalmente focados em IA, demonstrando que a empresa está realmente correndo atrás do prejuízo.

Resta saber se, com a chegada do “M4” nos novos tablets profissionais já em maio, ela vai aguardar até o fim do ano para levar esse processador (e suas possíveis variantes “M4 Pro”, “M4 Max” e “M4 Ultra”) às linhas de Macs, ou se vai acelerar o seu cronograma de lançamentos. De qualquer forma, ficamos à espera/procura da chegada do chip “M3 Ultra”, para ainda finalizar a família M3.

Robô da Apple

Robô doméstico da Apple (abo?)
Imagem: Midjourney

Buscando diversificar sua receita e capitalizar ainda mais no mercado de IA, no último mês surgiram indícios de que a Maçã estaria pensando em adentrar o segmento de robótica pessoal — algo como robôs inteligentes em uma casa conectada.

Segundo fontes de Gurman, a gigante de Cupertino estaria desenvolvendo duas propostas neste campo. A primeira seria uma espécie de robô capaz de seguir usuários por suas casas e ajudá-los em algumas tarefas. Entretanto, Gurman não especificou quais seriam as especialidades desse dispositivo, porém disse que a Maçã estudou a possibilidade de um robô capaz de realizar tarefas do dia a dia, como lavar a louça, mas chegou a conclusão de que tal tecnologia ainda não estaria disponível neste momento.

A segunda possibilidade seria um tipo de mesa robótica, capaz de mover uma tela em várias direções, seguindo o usuário e facilitando algumas tarefas, como realizar ligações FaceTime, assistir a algum conteúdo ou seguir uma receita — mas claro, essas são todas conjecturas minhas. Senti uma vibe do comercial do iMac G4, lá dos anos 2000, e vocês?

No entanto, qualquer que seja o empreendimento da Apple nesse segmento, ainda não há qualquer previsão de lançamento para um produto do tipo no cronograma da empresa. O que se sabe é que seu projeto de robótica/casa vem sendo desenvolvido por diversas equipes, incluindo a divisão de engenharia de hardware, o time de aprendizado de máquina (machine learning, ou ML) e grande parte do time que antes trabalhava no finado “Apple Car”.

Portanto, fiquemos atentos a qualquer desenvolvimento nessa área, pois pode ser que o futuro seja promissor… ou não.

Apple desenvolvendo chip de IA para servidores

Imagem com um chip, logo da Apple e cores da Siri (inteligência artificial e servidores)

Parece que, de acordo com rumores repercutidos pelo MacRumors, a Apple estaria em vias de desenvolver um chip próprio para seus servidores focados em IA. Conforme veiculado pelo leaker conhecido como Phone Chip Expert (na rede social chinesa Weibo), esse processador seria baseado na litografia de 3 nanômetros da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), empresa que produz atualmente os chips de iPhones, iPads e Macs.

Com esse tal processador, a Maçã poderia aumentar o desempenho dos seus servidores de IA e melhorar os recursos que usam tal tecnologia — principalmente aqueles que realizam operações na nuvem. Além disso, o desenvolvimento desse chip demonstraria o quão sério a empresa está empenhada em adentrar de vez esse mercado.

Segundo o leaker, a meta de Maçã seria iniciar a produção em massa do chip em meados do segundo semestre de 2025. Veremos se isso há mesmo de se realizar…

Mais mudanças à vista para o iOS 18

Normalmente não vemos muitos rumores sendo repercutidos a respeito de versões futuras dos sistemas operacionais da Apple, mas esse não é o caso do iOS 18.

Além de diversos rumores indicarem a chegada de recursos baseados em inteligência artificial, em sua newsletter “Power On”  Gurman trouxe algumas outras novidades as quais podemos esperar para a próxima versão do sistema operacional de iPhones.

Segundo ele, não será dessa vez que o sistema receberá um redesign completo, porém podemos esperar atualizações de vários elementos visuais do sistema, com destaque a um design mais “modular” e aplicativos mais fáceis de personalizar. Também podemos esperar grandes mudanças para os aplicativos MailFotos (Photos)Fitness e Notas (Notes), além da esperada chegada do app Calculadora ao iPadOS.

O AppleInsider também reiterou que o novo sistema deverá ganhar novidades pautadas em IA, trazendo um recurso que possivelmente poderia fazer um resumo de notificações perdidas, além de diversas melhorias para o Safari.

A primeira delas seria o recurso “Intelligent Search” (“Busca Inteligente”, em português), capaz de fazer um resumo automático de artigos abertos no navegador. Já o “Safari browsing assistant” (ou, em tradução para o português, “Assistente de navegação do Safari”) possibilitaria organizar resultados de pesquisa na internet de maneira mais simples e intuitiva. E o “Web Eraser” (algo como “Removedor da Web”), por sua vez, permitirá que o usuário remova elementos indesejados de uma página na web.

Além disso, rumores indicam que a Apple estaria em vias de turbinar o recurso Pesquisa Visual (Visual Search) — hoje capaz de identificar pessoas, animais e outros elementos em imagens do app Fotos — e levá-lo a outras áreas do sistema, permitindo até oferecer informações sobre produtos de consumo e funcionar em imagens do Safari.


Com menos de um mês faltando, rumores pipocando sem parar, podemos aguardar pela apresentação de grandes novidades no evento da semana que vem e na WWDC24.

Ansiosos? 🙃

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
  • 2
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.
  • 3
    System on a chip, ou sistema em um chip.
  • 4
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Humane Ai Pin, rabbit r1 e o vaporware da era pós-Kickstarter

Próx. Post

“Let loose”: como acompanhar o evento dos novos iPads na terça-feira (7/5)

Posts Relacionados