De acordo com um post publicado pelo leaker yeux1122 no blog coreano Naver, a Apple poderá implementar uma nova tecnologia nas câmeras que equiparão os “iPhones 16 Pro/16 Pro Max”, a qual deverá reduzir a presença de reflexo da lente em fotos capturadas pelos aparelhos — um dos problemas que ainda persistem nos modelos atuais.
A tecnologia em questão é a Deposição por Camada Atômica (Atomic Layer Deposition, ou ALD), a qual consiste numa técnica avançada para construir materiais em escala atômica — o que permite adicionar camadas extremamente finas a componentes existentes (como semicondutores e lentes).
Nas câmeras dos iPhones, a ALD poderia ser usada para aplicar revestimentos antirreflexivos para minimizar o reflexo da luz nas câmeras e, consequentemente, melhorar a qualidade da imagem capturada por elas — principalmente quando nos referimos a condições desafiadoras em termos de luminosidade.
Como observou o MacRumors, os materiais aplicados à ALD também poderão acarretar em outros benefícios para além da questão do reflexo, como “proteger o sistema de lentes da câmera contra danos ambientais sem afetar a capacidade do sensor de capturar a luz de forma eficaz”.
O vazamento indica a aplicação da tecnologia no próximo modelo Pro do iPhone — no singular —, então não é possível dizer se a Apple estaria planejando incluí-la apenas no modelo mais poderoso (o Pro Max) ou se nas câmeras das duas variantes de seus aparelhos voltados a profissionais.
Alguns rumores, vale recordar, já indicam outras melhorias nas câmeras dos “iPhones 16 Pro/16 Pro Max” em relação às dos aparelhos atuais — como um upgrade na câmera ultra-angular, cujo sensor poderá passar a ter 48MP. O modelo Pro base, por sua vez, também ganharia uma lente tetraprisma, tal qual a do iPhone 15 Pro Max.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-15-Pro-Max]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.