O Apple Fellow e ex-chefe de marketing mundial da Maçã, Phil Schiller, testemunhou no processo entre a companhia e a Epic Games que tramita na Austrália, no qual a desenvolvedora de Fortnite também reclama sobre a comissão de 30% da App Store.
No seu depoimento, Schiller disse que a Apple “se comportou muito mais como uma startup do que como uma grande empresa” para a criação da referida taxa — que foi determinada originalmente pelo finado cofundador e ex-CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da companhia, Steve Jobs — conforme informações do The Australian.
Foi analisado um email que Schiller enviou a Jobs em julho de 2011, cujo assunto era se a divisão 70/30 (70% para os desenvolvedores; 30% para a Apple) duraria “para sempre”. A reposta de Schiller na ocasião foi a seguinte: “Algum dia seremos desafiados por outra plataforma… para ajustar nosso modelo.”
Ele revelou também que não se falava muito sobre o quão lucrativa é a App Store, de modo que essa não era uma métrica específica à qual a Apple se atentou quando decidiu cobrar comissão de 30% sobre as receitas de desenvolvedores de aplicativos.
Nesse momento do depoimento, um advogado da Epic questionou Schiller o seguinte: “Você está dizendo à Sua Excelência que não tem ideia se… a App Store tem sido lucrativa?”
Schiller, então, respondeu:
Acredito que seja [lucrativa]. Estou simplesmente dizendo “lucro” porque uma métrica financeira específica não é um relatório que recebo e no qual dedico tempo. Não é assim que medimos nosso desempenho como equipe.
Posteriormente, ele explicou que algumas das métricas analisadas pela companhia eram faturamentos, contas e assinaturas, as quais a equipe observa e gerencia “cuidadosamente”.
Falta de registros é “culpa” de Jobs
Schiller também explicou, a partir de uma anedota envolvendo Jobs, por que os advogados da Epic encontraram poucos registros dos processos de tomada de decisão da Apple desde a criação da App Store.
Quando o Sr. Jobs regressou [à Apple] em 1997, numa das primeiras reuniões alguém estava anotando o que [o Sr. Jobs] dizia sobre o que estávamos fazendo.
Ele [Jobs] parou e disse: “Por que você está escrevendo isso? Você deve ser inteligente o suficiente para lembrar disso. Se você não for inteligente o suficiente para lembrar disso, você não deveria estar nesta reunião.”
O Apple Fellow disse, então, que todos pararam de fazer anotações e aprenderam a apenas ouvir e fazer parte da conversa, de modo a gravar mentalmente o que deveria ser feito posteriormente: “E foi assim que trabalhamos”, disse Schiller.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.