Em um post no X (antigo Twitter), o executivo Elon Musk — dono da empresa — anunciou planos de cobrar uma taxa anual para que novos usuários possam fazer publicações na plataforma e interagir com outras pessoas. Ele afirmou que a medida seria necessária para combater a grande quantidade de bots e spam na rede social.
A cobrança de uma taxa, para Musk, é a única maneira de amenizar esse incômodo com os robôs. Assim, novas contas apenas conseguiriam fazer publicações, responder, citar, curtir, repostar ou salvar posts mediante o pagamento de um valor. Os novos usuários que não pagassem, porém, poderiam apenas seguir contas e ver posts.
O post de Musk foi uma resposta a outra publicação da conta X Daily News, a qual mostra que foi adicionada ao site do X uma referência a uma taxa anual a ser cobrada de novas contas para que elas possam interagir. Em outro post, ele afirmou que novas contas passariam a poder fazer posts sem o pagamento de taxas apenas três meses após o cadastro.
Vale notar que essa mudança já foi testada nas Filipinas e na Nova Zelândia, onde a taxa custava cerca de US$1. O dono da rede também comentou sobre o fato de contas falsas estarem usando os nomes de usuários disponíveis e que já foram liberados mais de 1 milhão de nomes, enquanto outras dezenas de milhões deverão ser resgatados nas próximas semanas.
Além da falta de detalhes concretos, chama a atenção que a implementação da taxa pode não ser muito efetiva para combater a infestação de robôs. Não apenas pessoas por trás dessas contas poderiam pagar as taxas, como também criar várias contas e aguardar o prazo de três meses para começar a postar — a não ser que haja uma maior verificação nesse período, antes de liberar novos usuários para interagirem na plataforma.
Ainda não sabemos exatamente quando ou mesmo se a taxa de fato será implementada, embora os planos para tal pareçam ser bastante concretos. No início do mês, o X anunciou uma iniciativa de eliminar contas de spam — a qual, pelo visto, não foi suficiente para neutralizar o problema.