Um levantamento da Mozilla Foundation concluiu que a Apple não está em conformidade com requisitos legais na Europa para a veiculação de anúncios políticos em plataformas digitais.
Uma nova lei da União Europeia exige que as empresas tenham transparência máxima para facilitar que cidadãos saibam quando estão diante de anúncios políticos, entendam quem está por trás deles ou se estão recebendo uma propaganda direcionada.
Numa espécie de divisão por cores, a Maçã recebeu classificação “amarela” — o que significa que “ainda há grandes lacunas em dados e funcionalidades” que devem ser resolvidas pela empresa para que a lei seja cumprida.
Segundo o relatório, a maioria das ferramentas de transparência da Apple sofrem com “limites de taxa de pesquisa, recursos de classificação e filtragens ruins, acessibilidade limitada e muito mais”.
A pesquisa levou em consideração a ferramenta pública Ad Repository, na qual a Maçã permite visualizar informações sobre anúncios veiculados na App Store filtrando por desenvolvedor ou app, país ou região, ou por um intervalo de tempo específico.
Das empresas pesquisadas, o X (ex-Twitter) foi a que se saiu pior, com classificação “vermelha” — a mesma recebida por companhias como AliExpress, Bing e Snapchat.
via 9to5Mac