Um dos principais componentes do Apple Watch é o seu motor vibratório, chamado de Taptic Engine. É graças a ele que você consegue “sentir” o pulso vibrar quando chega alguma notificação ou alguém está ligando.
Mesmo sendo tão essencial para o smartwatch da Maçã, ele pode eventualmente sofrer algum tipo de dano ou algum problema mais sério, que acabe comprometendo o seu funcionamento.
Por isso, separamos abaixo o que você pode fazer para se certificar de que essa situação seja resolvida da forma mais rápida possível.
Confira! ⌚️
- Antes de mais nada, confira se os alertas e as respostas táteis do sistema estão ativadas.
- Para conferir isso, abra os Ajustes e toque em “Som e Tato”.
- Você também pode fazer isso pelo app do iPhone. Basta abri-lo e selecionar “Som e Tato”.

- Verifique os ajustes dos aplicativos para ver se o “Tato” está ativado para eles. No app Watch do iPhone, toque em “Notificações” e selecione o app instalado no relógio. Em “Espelhar meu iPhone”, certifique-se de que a vibração para esse app está ligada ao receber as notificações pelo telefone. Se preferir, toque em “Personalizado” para fazer outros ajustes, o que engloba ativar “Tato”.

- Verifique se o foco Não Perturbe está ativado. Se estiver, um ícone de lua aparecerá na parte superior do seu mostrador. Para desativá-lo, pressione o botão lateral do relógio (para abrir a Central de Controle) e toque no ícone de lua.
- Reinicie o Apple Watch e veja se o problema persiste.
- Se ainda continuar com problemas relacionados ao motor vibratório do Apple Watch, desemparelhe-o do iPhone e faça a configuração do zero normalmente. Lembre-se de que ao fazer isso (o desemparelhamento), um backup automático será criado e salvo — e você, é claro, poderá utilizá-lo quando fizer o emparelhamento do relógio com o iPhone novamente.
Caso a situação persista, o próximo passo é procurar diretamente o Suporte da Apple, para que o seu relógio seja inspecionado. Para fazer isso, entre em contato pelo telefone 0800-761-0880, pelo site ou pelo app Suporte.
Também é possível marcar um horário em uma das duas Apple Stores localizadas no Brasil ou num Centro de Serviço Autorizado Apple.
Preço parcelado: a partir de R$3.299,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar ou prateado
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Conectividade: GPS ou GPS + Celular
Pulseiras: esportiva ou loop esportiva
Preço parcelado: a partir de R$10.499,00 em até 12x
Cores: natural ou preto
Pulseiras: loop Alpina, loop Trail, Oceano ou estilo milanês de titânio
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.