O Google Maps está ganhando algumas novidades que têm como foco a questão da sustentabilidade. Em algumas cidades, o aplicativo passará a mostrar sugestões de rotas a pé ou usando transporte público ao lado de itinerários baseados em automóveis, se os tempos forem equivalentes e práticos.
A ideia é estimular os usuários a adotarem rotas com menor emissão de carbono. O recurso estará disponível nas próximas semanas em mais de 15 cidades espalhadas pelo mundo, incluindo Amsterdã, Barcelona, Londres, Madri, Montreal, Paris, Roma e Sydney. Por enquanto, não temos cidades brasileiras incluídas.
Além disso, o recurso da Busca do Google que ajuda a encontrar informações sobre rotas de trem de longa distância também mostrará rotas de ônibus. Ao pesquisar por viagens de trem, são mostrados de forma rápida os horários e preços disponíveis, junto a links para completar a compra da passagem.
O recurso está disponível em 38 países para rotas de trem, incluindo Portugal, e em 15 para ônibus de longa distância, incluindo neste segundo caso o Brasil. Também serão mostradas sugestões de rotas de trem ao usar o Google Flights — além de já serem exibidas ao procurar voos na Busca —, de modo a encontrar opções de transporte mais sustentáveis em qualquer ferramenta de pesquisa.
Outra novidade é que o Google disponibilizou uma API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. com a metodologia usada pela empresa para estimar a emissão de carbono de voos, dado exibido no Google Flights. Com isso, desenvolvedores poderão incluir essas estimativas em apps e sites.
Foram também anunciados, com a aproximação do Dia da Terra (Earth Day), novos recursos relacionados a veículos elétricos. Nos próximos meses, o Google Maps exibirá resumos descrevendo a localização exata de carregadores para esse tipo de veículo.
Os resumos são construídos com ajuda de inteligência artificial e baseados nas avaliações de usuários publicadas no Maps, tornando mais fácil encontrar os locais. Assim, para ajudar a fazer as informações inseridas serem ainda mais úteis, avaliações sobre os carregadores pedirão mais detalhes aos usuários, como o tipo de plugue usado e o tempo de espera.
Há, ainda, novos recursos voltados a carros. Serão exibidos, no Maps de sistemas automotivos, locais próximos onde há carregadores de carros elétricos no próprio mapa, em meio à navegação. Isso inclui informações como disponibilidade de portas em tempo real e velocidade de carregamento. A novidade começará a chegar nos próximos meses em sistemas de informação/entretenimento de carros feitos pelo Google.
Além disso, o recurso de sugestão de melhores locais para o carregamento de veículos com sistemas do Google foi expandido para viagens com várias paradas. O Maps irá, então, sugerir as melhores paradas para recarregar o veículo ao longo do caminho, com base no nível da bateria do carro. O recurso estará disponível globalmente em veículos com o sistema da empresa instalado de fábrica.
Por fim, a plataforma de viagens do Google agora conta com um filtro que permite encontrar hotéis com estações de carregamento de veículos elétricos. Pode-se, assim, planejar melhor uma viagem com um carro do tipo, evitando ficar sem carga.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.