A Apple adentrou o mundo esportivo com acordos que a concederam os direitos de transmissão de campeonatos importantes como a Major League Baseball (MLB) e a Major League Soccer (MLS), mas a companhia não pretende parar por aí.
Mais precisamente, algumas novas informações dão conta de possíveis acordos da companhia que poderão expandir ainda mais a sua presença nessa seara, conforme veremos a seguir.
FIFA
Segundo uma reportagem do The New York Times, a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) está perto de fechar um acordo com a Apple que poderá dar à gigante de Cupertino os direitos televisivos mundiais para um novo torneio de futebol, o Mundial de Clubes 2025, que deverá ser disputado pela primeira vez entre 15 de junho a 13 de julho.
O acordo poderá ser anunciado ainda este mês, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. As fontes também disseram que o valor do acordo pode ser de apenas ¼ dos US$4 bilhões inicialmente estimados pela FIFA.
Não está claro se o (possível) acordo com a Apple incluirá quaisquer direitos de transmissão gratuita — o que significa que todo o evento poderá estar disponível apenas para assinantes do Apple TV+, um fator sobre o qual executivos da FIFA levantaram preocupações. Por outro lado, um acordo global com uma grande empresa como a Apple pode dar ao torneio o impulsionamento que a FIFA procura.
Vale notar que três times brasileiros já estão classificados para a competição: Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
NBA
Com relação ao acordo envolvendo a National Basketball Association (NBA), informações do The Athletic indicam que a liga está prestes a anunciar um novo acordo que durará uma década ou mais.
Atualmente, os jogos da NBA são transmitidos — nos Estados Unidos — pela ESPN/ABC e a TNT Sports e, embora se acredite que as empresas continuarão interessadas em manter seus direitos de transmissão, não há garantia de que isso acontecerá. Assim, o acordo de exclusividade entre NBA, ESPN e TNT Sports se encerrará e isso permitirá que outras empresas se envolvam nas negociações.
Entre as interessadas está a Apple, que deverá superar as ofertas de outras gigantes como Google e Netflix para obter os direitos de streaming da NBA. Portanto, caso um acordo seja fechado, os jogos da NBA poderão chegar ao aplicativo Apple TV pela primeira vez, juntando-se aos conteúdos da MLS e da MLB.
via 9to5Mac
Atualização 20/06/2024 às 13:21
O processo de negociação entre a Apple e a FIFA sobre os direitos de exibição do Mundial de Clubes 2025 não teria avançado conforme esperado, segundo novas informações da Bloomberg.
O aparente obstáculo foi a oferta da Apple: como supracitado, o valor de US$1 bilhão seria bem menos do que a FIFA queria para o acordo. Além disso, o termo de exclusividade para a transmissão teria se tornado um problema para potenciais patrocinadores — os quais preferem que o torneio seja transmitido em redes abertas.
Aparentemente, a FIFA está agora em conversações com outras emissoras, com vista a formar acordos a nível nacional, em vez de um único mundial. Veremos no que isso dará.
Atualização II17/07/2024 às 13:06
Como esperado, o acordo entre a Apple e a FIFA realmente não se concretizou. Isso porque, de acordo com informações do The Athletic, a Federação Internacional de Futebol licitará direitos de mídia do Mundial de Clubes 2025 cobrindo as regiões das Américas, Ásia e Oriente Médio e Norte da África, encerrando efetivamente seu proposto acordo de direitos de transmissão com a gigante de Cupertino.
Essa medida também significa que um acordo global é improvável, com os direitos provavelmente a serem vendidos separadamente. O interesse da Apple, vale notar, era justamente garantir os direitos globais para impulsionar assinaturas do Apple TV+.