A empresa que desenvolve o motor de busca Ecosia lançou hoje, no Dia da Terra (Earth Day), o navegador Ecosia Browser. Ele tem versões para iOS, macOS, Android e Windows, é baseado no Chromium e chamado pela companhia de “o mais sustentável da Terra”.
A Ecosia é focada em sustentabilidade, usando os seus lucros para financiar iniciativas como o plantio de árvores, além de gerar energia solar por cada dia em que o seu navegador é usado.
O aplicativo é bastante semelhante ao Google Chrome, embora conte com recursos e características adicionais. A empresa afirma que o navegador carrega páginas até três vezes mais rapidamente do que a maioria dos concorrentes convencionais. A diferença deve-se a um bloqueador de anúncios incluído que reduz o consumo de dados e energia.
A Ecosia enxerga a similaridade do seu navegador com o Chrome positivamente, na medida em que a semelhança pode atrair usuários do app do Google já acostumados com a experiência. Também é possível personalizar a página de início, removendo seções e o widget sobre impacto climático.
O navegador também conta com outros recursos voltados à sustentabilidade. Há um programa de afiliados de compras em lojas online — cujos valores gerados por compras de usuários serão destinados a projetos climáticos, incluindo o plantio de árvores. Com isso, a Ecosia se comprometeu a gerar 25 watts-hora (Wh) de energia limpa por usuário diariamente. Também são incluídas as avaliações de compromissos e ações climáticas de grandes companhias, de modo a se informar sobre o tema.
O app inclui, ainda, recursos de privacidade e segurança, como avisos relativos a sites potencialmente maliciosos, proteções maiores e preferências personalizadas de cookies. O navegador conta até mesmo com um chat com inteligência artificial baseado na tecnologia da OpenAI (desenvolvedora do ChatGPT) que gera respostas “mais verdes”.
Outros recursos incluem economia de energia e importação de configurações de navegadores. Ele conta também com os recursos do motor de busca Ecosia — que é a ferramenta de pesquisa padrão.
A empresa já plantou mais de 200 milhões de árvores desde 2009 e plantará ainda mais conforme o navegador for sendo usado. Além de gerar energia limpa, o próprio browser funcionará a partir de fazendas de geração de energia solar. O app é parte da estratégia da companhia de expandir suas atividades, a começar pela base de 20 milhões de usuários do motor de busca.
O navegador para macOS pode ser baixado no site da Ecosia.
via TechCrunch