O melhor pedaço da Maçã.

Proton Mail agora monitora vazamentos de dados de assinantes na dark web

Dark Web Monitoring, do Proton Mail

O Proton Mail — serviço de email focado em privacidade — anunciou hoje o lançamento do recurso Dark Web Monitoring. Trata-se de um monitoramento de credenciais vazadas na chamada dark web — camada da internet com sites não indexados por motores de busca. Nela, atividades ilegais costumam ser ainda mais intensas, incluindo o vazamento (e a comercialização) de dados.

Publicidade

A função pode ser encontrada no Centro de Segurança e nas configurações de Segurança e Privacidade do serviço. O recurso escaneia “partes escondidas” da internet por endereços de email do Proton Mail que estejam em mercados de dados ilegais.

Caso o sistema detecte que algum vazamento afetou uma das contas do Proton usadas para se cadastrar em sites, o usuário receberá um alerta, incluindo ações que podem ser tomadas para mitigar o risco. O recurso, porém, está disponível apenas para assinantes de planos pagos do email.

Como funciona

A empresa monitora portais da dark web associados a atividades ilícitas, como mercados e fóruns de hackers, buscando em bases de dados por endereços de email com os 19 nomes de domínio do Proton Mail. Também são buscadas informações associadas aos endereços de email, como números de cartão de crédito roubados.

Publicidade

São usados dados de inteligência de ameaças tanto da empresa quanto da Constella Intelligence. Os dados dos usuários não são compartilhados, apesar de relatórios de terceiros serem analisados quando incluírem informações ou dados roubados de serviços online ligados a um endereço de email do Proton Mail ou credencial do Proton Pass.

Alertas

O usuário é alertado sempre que forem encontrados detalhes das suas contas em sites de terceiros. Os alertas incluirão detalhes sobre o vazamento — como quais dados foram comprometidos e o serviço afetado, caso disponível —, além de explicar possíveis ações a serem tomadas pelos usuários.

Serão mostrados todos os vazamentos que comprometeram as contas dos usuários nos últimos dois anos. Os casos que o Dark Web Monitoring considera que precisam ser priorizados são destacados com indicadores vermelhos. Tais situações exigem atenção imediata, geralmente para mudar senhas expostas como texto ou mal cifradas.

Publicidade

Notificações laranjas, por sua vez, mostram comprometimentos em que senhas foram vazadas ou não estavam criptografadas/cifradas com a força suficiente. A empresa destacou, porém, que mesmo no último caso informações pessoais podem ter sido expostas.

Em breve, o recurso enviará notificações no aplicativo (para iOS e Android) do Proton Mail quando ocorrerem vazamentos para que ações sejam tomadas mais rapidamente. No futuro, também poderão ser detectados vazamentos envolvendo domínios personalizados, emails de recuperação e contas da Proton VPN, do Proton Pass e do Proton Drive registradas com outros emails que não os da empresa.


Ícone do app Proton Mail - Encrypted Email
Proton Mail - Encrypted Email de Proton AG
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.15 (144.5 MB)
Requer o iOS 14.7 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

mood.camera é um novo app para quem gosta de fotografias retrô

Próx. Post

Banco Central Europeu expõe falhas na abertura do NFC de iPhones

Posts Relacionados