O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria desenvolvendo chip próprio para servidores de inteligência artificial

Imagem com um chip, logo da Apple e cores da Siri (inteligência artificial e servidores)

Como vocês têm acompanhado por aqui, vêm sendo noticiados vários esforços da Apple em matéria de inteligência artificial. Além de ela já ter apresentado pesquisas com modelos de IA, a empresa adquiriu diversas startups do ramo e deverá integrar recursos com a tecnologia nas próximas versões dos seus sistemas.

Publicidade

Além disso, a companhia pode estar fortalecendo a sua infraestrutura de IA, algo muito importante para oferecer recursos do tipo em larga escala. Como repercutido pelo MacRumors, a Maçã estaria desenvolvendo um processador próprio para os seus servidores de IA a partir da litografia de 3 nanômetros da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

A TSMC é uma das principais parceiras da Apple em matéria de produção de chips, fabricando também os processadores dos dispositivos da empresa, como iPhones, iPads e Macs. Os chips produzidos em um processo de 3nm estão entre os mais avançados da fabricante — ainda que a taiwanesa já esteja em vias de produzir chips de 2nm.

O rumor foi repercutido pelo leaker conhecido como Phone Chip Expert na rede social chinesa Weibo. Ele afirma ter 25 anos de experiência na indústria de circuitos integrados, já tendo inclusive trabalhado com o processador Pentium, da Intel. A empresa teria, segundo ele, a meta de iniciar a produção em massa do chip por volta do segundo semestre de 2025.

Apple na corrida da IA

Caso se confirme, a decisão de criar um processador para servidores de IA demonstra a relevância da tecnologia para a empresa, que estaria buscando promover a conhecida integração do seu ecossistema também nesse âmbito. Com o novo componente, as capacidades da empresa poderão ser melhor ajustadas e empregadas, resultando em recursos e sistemas mais eficientes.

Publicidade

O novo chip — caso o seu desenvolvimento de fato ocorra — poderá, assim, ser usado para aumentar o desempenho dos servidores de IA da Apple e dos recursos que usem a tecnologia, em especial daqueles que realizem operações na nuvem. Até o momento previsto para a produção em massa, a estratégia da Maçã para IA deverá estar ainda mais avançada, exigindo um capacidade computacional elevada.

O leaker Phone Chip Expert tem um histórico notável, incluindo alguns acertos. Ele vazou corretamente informações como a resistência à água do iPhone 7 e o fato de os iPhones 14 de entrada contarem com o mesmo processador dos modelos anteriores (o A15 Bionic), as quais confirmaram-se tanto por outras fontes quanto pelo lançamento dos produtos em si.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 17.5, iPadOS 17.5, visionOS 1.2, macOS 14.5, watchOS 10.5 e tvOS 17.5 ganham terceiras betas

Próx. Post

Apple teria reduzido previsão de vendas do Vision Pro devido a baixa demanda

Posts Relacionados