O Google adiou novamente seus esforços para bloquear cookies de terceiros no Chrome. Citando desafios relacionados a feedbacks divergentes da indústria, de reguladores e desenvolvedores, a empresa prometeu iniciar o processo agora apenas no ano que vem, caso consiga resolver tais desafios.
Tendo iniciado testes com uma parcela ínfima de usuários no início deste ano, o Google anunciou o bloqueio de cookies no Chrome pela primeira vez em 2020, prometendo concluir o objetivo até o final de 2022 — meta que foi adiada algumas vezes para 2023, 2024 e, agora, para 2025.
O adiamento acontece num momento em que o Google enfrenta dificuldades para convencer órgãos reguladores sobre a eficiência dos seus esforços para o bloqueio — especialmente a Competition and Markets Authority (CMA) e o Information Commissioner’s Office (ICO), ambos do Reino Unido.
Enquanto a CMA deverá fornecer um relatório sobre o status das mudanças planejadas pelo Google nos próximos dias, o ICO já disse à empresa que as mudanças propostas “não vão longe o suficiente” — o que pode ser um fator determinante para o adiamento anunciado.
Continuamos comprometidos em nos envolver em estreita colaboração com a CMA e o ICO, e esperamos concluir esse processo este ano. Supondo que possamos chegar a um acordo, previmos prosseguir com a depreciação de cookies de terceiros a partir do início do próximo ano.
Um assessor da CMA elogiou a decisão da companhia em declaração enviada ao The Wall Street Journal, afirmando que “isso fornecerá tempo para avaliar os resultados dos testes da indústria e resolver os problemas restantes”.