O WhatsApp anunciou hoje que o seu aplicativo para iOS está ganhando suporte à verificação com as Chaves-senha (Passkeys). A novidade chega três meses após o início dos testes do recurso e algum tempo depois de ele ser disponibilizado na versão para Android do mensageiro. O recurso está sendo liberado a partir de hoje e será completamente disponibilizado para todos os usuários ao longo das próximas semanas.
Para ativar a função, basta ir até a opção referente a ela no menu “Conta”, localizado na aba “Configurações”. Com as Chaves-senha ativadas, é possível realizar o login no app usando o Face ID, o Touch ID ou o código do iPhone. Desse modo, usuários não mais dependerão apenas da senha de seis dígitos ou do código enviado por mensagem atualmente usados.
A ideia por trás da adoção do recurso é aumentar a praticidade e a segurança do WhatsApp. O uso das Chaves-senha torna mais difícil que crackers invadam remotamente a sua conta, já que elas exigem acesso físico ao seu smartphone. Além disso, o recurso evita que usuários estejam sujeitos a riscos em razão de combinações de senhas fracas.
Os uso da função, vale notar, é opcional. Continua a ser possível usar o método tradicional de autenticação da senha de seis dígitos, bem como desativar o uso das Chaves-senha a qualquer momento. Ao fazer login em um dispositivo em que o recurso não funcione, também será necessário recorrer à senha.
O WhatsApp não é a primeira empresa a aderir às Chaves-senha. O X (ex-Twitter) também já o fez, assim como o Proton Pass, o Firefox, a Amazon, o TikTok e até a Apple.
via TechCrunch