O melhor pedaço da Maçã.

Navegador Vivaldi ganha recurso de economia de memória

A Vivaldi Technologies anunciou hoje o lançamento da versão 6.7 do Vivaldi, seu navegador homônimo cada vez mais popular e conhecido pela sua extensa lista de recursos.

Publicidade

A maior novidade da mais recente atualização é o recurso Memory Saver, o qual, como o seu próprio nome indica, busca diminuir o impacto do navegador na memória da máquina.

Essa ferramenta entra em cena quando o usuário tem múltiplas abas abertas no browser, mas não está usando todas elas ativamente. O navegador, então, identifica quais delas o usuário não visita há algum tempo e as coloca para hibernar automaticamente.

Assim que o usuário decide voltar para alguma dessas abas, o Vivaldi as recarrega na mesma hora, permitindo que ele continue de onde parou. Abas que estiverem reproduzindo algum conteúdo, como um áudio ou vídeo, vale notar, não são afetadas pelo recurso — o mesmo também vale para formulários preenchidos pela metade, por exemplo.

Outros navegadores populares, como o Google Chrome e o Microsoft Edge, também contam com recursos de gerenciamento de memória como esse. No Vivaldi, porém, você tem a opção de escolher exatamente por quanto tempo uma aba vai continuar “acordada” antes de ser colocada em modo de hibernação, o que lhe dá mais flexibilidade.

Publicidade

A segunda novidade da vez diz respeito ao leitor de feeds RSS integrado do Vivaldi, que agora consegue detectar atualizações de mais sites e páginas, as quais nem sempre tornam os seus feeds facilmente acessíveis. O navegador, vale lembrar, exibe um botão do seu leitor de feeds RSS na barra de endereços em sites suportados.

Com a atualização, agora é possível, por exemplo, usar o recurso para acompanhar novas respostas de tópicos no Reddit e novidades de repositórios no GitHub — o que é especialmente útil no caso de projetos de código aberto que não contam com um blog para comunicar suas novidades.

Outras novidades

O Vivaldi 6.7 também traz algumas melhorias de qualidade de vida, como a possibilidade de selecionar várias abas para criar um Workspace mais rapidamente.

Até agora, era necessário primeiro criar um Workspace para só então procurar pelas abas desejadas e arrastá-las pelo painel de janelas. Agora, basta segurar ⌘ command enquanto clica nas abas para selecioná-las e seguir com criação de um novo espaço.

Publicidade

Exportar os seus dados para outros apps também ficou mais fácil. Segundo os desenvolvedores do navegador, agora é possível transferir coisas como senhas, feeds, favoritos, listas de leitura, logins, notas e muito mais.

Por fim, temos uma novidade pensada especificamente para usuários de Macs: a compatibilidade com o modo Split View, que permite colocar duas janelas lado a lado em tela cheia. Como em qualquer outro software, basta clicar no botão verde no canto superior direito da janela e escolher o lado da tela no qual você deseja deixar o navegador.

O Vivaldi é gratuito pode ser baixado nessa página. O changelog completo da versão 6.7, por sua vez, pode ser encontrado aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Os quatro golpes mais comuns ao negociar aparelhos usados da Apple — e como evitá-los

Próx. Post

Suspeito é preso por vender iPhones de argila em Minas Gerais

Posts Relacionados