O jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) trouxe há pouco informações de que a Apple retomou as discussões com a OpenAI sobre o uso da inteligência artificial generativa da empresa (o ChatGPT) para potencializar alguns novos recursos que deverão chegar ao iPhone ainda este ano, com o iOS 18.
A notícia marca uma reabertura do diálogo entre as empresas — já que a Apple havia, no início deste ano, conversado com a OpenAI sobre um possível acordo. Ainda assim, segundo ele, a Maçã também continua em discussões com o Google sobre o licenciamento do Gemini.
Gurman destacou, porém, que a Apple ainda não tomou uma decisão final sobre qual tecnologia usará — não há nem mesmo garantia de que um acordo será fechado.
Além disso, o jornalista explicou que os recursos de IA do iOS 18 — os quais serão destacados na WWDC24 — são baseados em um modelo interno. Assim, as negociações com a OpenAI e o Google seriam para um chatbot ou um componente de pesquisa.
Como já especulado, o próximo sistema operacional do iPhone incluirá vários novos recursos de IA, de modo que a empresa está planejando apresentar seus recursos com a vantagem de uma maior integração do que as opções de concorrentes, além de melhores proteções de privacidade.