A Força Aérea da Ucrânia adotou uma estratégia única para aprimorar seus aviões de combate mais antigos no conflito contra a Rússia. Utilizando iPads, o exército conseguiu integrar armamentos modernos às aeronaves antigas.
A iniciativa foi confirmada pelo Dr. William LaPlante, Subsecretário de Defesa dos Estados Unidos para Aquisição e Sustentabilidade, durante o Fórum de Segurança Global, conforme noticiado pelo The War Zone.
Trabalhando com os ucranianos, conseguimos adaptar muitas armas ocidentais para funcionar em suas aeronaves, as quais são basicamente controladas por um iPad pelo piloto. E eles estão operando em conflito apenas uma semana depois de entregarmos para eles.
Os iPads, segundo ele, são usados como uma interface de controle central, permitindo que os pilotos operem armas modernas. Com eles, a força aérea pode superar as limitações técnicas presentes nas aeronaves mais velhas.
Um vídeo mostrou um Su-27 Flanker com um iPad instalado no cockpit. Além de controlar as armas, os tablets fornecem informações de voo e ajudam na navegação dos pilotos, o que pode melhorar a consciência situacional durante o combate.
O sistema é feito para funcionar com diferentes munições ocidentais, como o AGM-88 HARM (Míssil Anti-Radiação de Alta Velocidade) e bombas guiadas de precisão, incluindo a Joint Direct Attack Munition-Extended Range (JDAM-ER) e outras.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via iMore