O melhor pedaço da Maçã.

UE: após investigação, iPadOS é classificado como gatekeeper pela DMA

Reuters
Logo da Apple e bandeira da União Europeia

Após ser forçada a implementar uma série de alterações no iOS recentemente, a Apple agora deverá ter que conformar o iPadOS à Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da União Europeia. É que os tablets da Maçã agora também são considerados gatekeepers pelo bloco, e a empresa tem um prazo de até seis meses para adotar as mudanças previstas para o sistema dos iPads.

Publicidade

Em um comunicado oficial, a Comissão Europeia anunciou hoje que, apesar de não atender aos “limites quantitativos estabelecidos na DMA” — ou seja, de não contar com a base de usuários necessária para enquadrar um sistema na lei —, o iPad “constitui uma porta de entrada importante para usuários empresariais alcançarem usuários finais”, o que determinou sua classificação como gatekeeper.

Segundo o órgão, o número de usuários empresariais da Apple excede o limite quantitativo em 11 vezes, ao passo que número de usuários finais do iPad está próximo do limite e deverá aumentar num futuro próximo. Como esses usuários estão “presos” às regras tradicionais da Apple, o bloco acredita que a empresa utiliza seu ecossistema para desincentivar a troca de sistema.

Segundo a União Europeia, a classificação do iPadOS como gatekeeper é a única até agora que resulta de uma investigação de mercado com base em critérios qualitativos. A Comissão Europeia começou a investigar se o sistema faria parte da DMA em setembro, quando determinou a classificação gatekeeper ao iOS, ao Safari, à App Store e a uma série de sistemas de outras empresas.

Publicidade

À Bloomberg, um porta-voz da Apple disse que a empresa continua focada em atender aos consumidores europeus, “ao mesmo tempo em que mitiga os novos riscos de privacidade e segurança de dados que a DMA representa”.

Com o enquadramento do iPadOS, a Apple deverá implementar as mesmas mudanças que entraram em vigor no sistema operacional dos iPhones recentemente, como a possibilidade de fazer download de aplicativos fora da App Store (como pela AltStore PAL) e suporte a engines alternativos de navegadores. Também deverão entrar em vigor coisas como a Core Technology Fee (CTF), taxa que deverá ser paga por desenvolvedores que adotarem as novas regras.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como converter anotações escritas à mão em texto editável no app Notas [iPad]

Próx. Post

Criado por brasileiros, jogo Moonstone Odyssey tem desafios à la Flappy Bird

Posts Relacionados