O Google anunciou ontem uma atualização (M124
) para o Chrome, a qual integra aprendizado de máquina (machine learning, ou ML) à barra de pesquisa — conhecida como Omnibox — para oferecer sugestões de sites mais precisas e relevantes no macOS, no Windows e no ChromeOS.
Segundo a empresa, a barra de pesquisa anterior dependia de fórmulas manuais para sugerir resultados, além de não ser flexível o suficiente para se adaptar às necessidades e diferentes situações dos usuários.
Com o uso da IA, o Chrome pode agora processar sinais mais recentes, refinando, avaliando e implementando novos modelos progressivamente. Melhorias no sistema de pontuação da Omnibox, vale lembrar, é um pedido antigo dos usuários.
Além disso, o navegador agora leva em conta o que o usuário fez em um site ao sugerir páginas. Isso significa que ele pode ajustar a relevância das sugestões com base na navegação de uma pessoa, tornando as sugestões mais precisas.
No blog oficial da empresa, o Google disse ver muitas maneiras de melhorar a experiência ao usar o novo aprendizado de máquina; por exemplo, agora ele poderá considerar a hora do dia para tornar as sugestões mais relevantes.
Por ser mais flexível, o novo sistema de pontuação poderá usar informações recentes para melhorar as sugestões de páginas para um usuário. Portanto, o Chrome deverá se adaptar às mudanças de comportamento e preferências de cada pessoa.
É possível fazer o download do Chrome para desktops nessa página.