Descobertas recentes sugerem que o TikTok estaria implementando uma solução alternativa para evitar pagar comissões à Apple por compras internas no seu aplicativo.
Capturas de tela enviadas para o TechCrunch mostram que alguns usuários estariam vendo uma opção para comprar moedas virtuais (usadas para dar gorjetas aos criadores) por meio do site da rede social — em vez de pelo sistema do iOS.
Por quê? Parece que eles estão contornando as taxas da Apple direcionando os usuários para comprar moedas por métodos de pagamento externos.
De acordo com o site, o aviso estaria disponível de forma seletiva, possivelmente direcionado para grupos específicos de usuários, como testadores ou para quem gasta acima de um determinado valor dentro da plataforma.
Os usuários que visualizam essa opção são incentivados a “recarregar” suas moedas pelo site tiktok.com, de modo a fazer compras usando vários métodos de pagamento, incluindo cartões de crédito ou débito e até mesmo pelo Apple Pay.
.
Os usuários podem então contornar as taxas da App Store ao pagar com Apple Pay, cartão de crédito ou PayPal.
Essa ação levanta dúvidas sobre possíveis transgressões às regras da App Store, as quais até permitem que apps redirecionem usuários para sites externos, mas apenas em alguns casos. Enquanto isso, o TikTok ainda oferece compras internas.
A situação é comparada à do jogo Fortnite, que foi banido da loja por uma ação semelhante. O desfecho para a rede social ainda é incerto, especialmente nos Estados Unidos, onde atualmente há um escrutínio político.
Tanto o TikTok quanto a Apple não comentaram o caso até o momento.