Ao comentar os resultados financeiros da Apple no segundo trimestre fiscal deste ano, o CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da companhia, Tim Cook, se mostrou otimista sobre o desempenho da empresa na China.
“Eu me sinto bem sobre a China, penso mais em longo prazo do que na próxima semana”, disse o executivo durante uma conversa com a CNBC na qual ele avaliou os resultados divulgados hoje em uma conferência de áudio.
O otimismo não é à toa, visto que a Apple registrou US$16,4 bilhões em vendas no primeiro trimestre, números superiores às estimativas apontadas pelo mercado financeiro para o desempenho da empresa no país — apesar de representarem uma queda de 8,1% ao ano.
Ainda por cima, Cook também foi enfático ao anunciar que as vendas de iPhones cresceram durante o trimestre por lá: “Isso pode ser uma surpresa para algumas pessoas”, disse o executivo durante a conversa.
Isso porque análises (como uma recente da Canalys) apontavam para uma queda nas vendas durante o período — com números bem discrepantes em relação ao que Cook deu a entender em sua fala.
Ao ser confrontado por um analista justamente por conta desses dados que mostravam um mal momento para os iPhones no país, Cook disparou: “Não me importo com dados aleatórios do setor. Eu me importo com nosso desempenho real.”
via AppleInsider
Atualização, por Bruno Cardoso03/05/2024 às 10:30
Cook não foi o único a acalmar os ânimos dos investidores quanto ao desempenho da Apple na China. Luca Maestri, CFO 2Chief financial officer, ou diretor financeiro. da empresa, também ofereceu uma perspectiva mais otimista do estado da gigante de Cupertino no país asiático.
Como notado pelo TechCrunch, o executivo chamou atenção para a performance da Maçã em outros países emergentes, como a Arábia Saudita, o México, a Turquia, a Indonésia e… o Brasil — lugares conhecidos onde a Apple nunca ostentou uma fatia de mercado muito grande.
As populações [desse países] são grandes e estão crescendo, e nossos produtos estão realmente progredindo muito nesses mercados. O nível de entusiasmo pela marca é muito alto.
A Apple, vale notar, notou uma queda de receita nessas regiões (de US$37,8 para US$37,3 bilhões) na comparação ano a ano — coisa que, segundo o executivo, tem muito mais a ver com os preços dos dispositivos do que uma falta de interesse pela marca.
Para contornar esse problema, ele afirmou que a Apple tem introduzido formas de tornar os seus produtos mais acessíveis nessas regiões, como programas de Trade-In — ainda não disponíveis no Brasil, vale notar.
Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
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Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.
- 2Chief financial officer, ou diretor financeiro.