Em meio à divulgação dos resultados financeiros da Apple, o CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa, Tim Cook, falou um pouco sobre o processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ), chamando-o de “equivocado”.
Em uma entrevista à CNBC, Cook deixou claro que a Apple está pronta para defender a sua posição. Ele acredita que o processo tenta interferir na maneira como a empresa cria seus produtos, algo que ele considera injusto.
Além desse comentário, o executivo ressaltou a sua responsabilidade em garantir que o processo não atrapalhe as atividades da Apple.
Eu acho que o caso está equivocado, e vamos lutar contra isso. É minha responsabilidade garantir que isso não se torne uma distração. Então, se olhar para o que estão tentando fazer, é essencialmente usar a lei para definir como projetamos produtos. E isso não deveria ser assim.
O processo alega que a Apple adotou um comportamento anticompetitivo ao impor contratos restritivos e altas comissões para desenvolvedores, entre outras práticas. No entanto, a empresa refuta as alegações, destacando vários pontos em sua defesa.
Mais precisamente, a companhia diz que sua fatia de mercado, em termos de unidades vendidas, é muito menor do que o sugerido pela receita. Ela também menciona que a maioria dos desenvolvedores não paga comissão e os que pagam podem receber descontos.
Além de citar a vitória legal contra a Epic Games como evidência que apoia a legitimidade da estrutura de comissão, a Maçã diz que suas regras visam proteger a privacidade, a segurança e a experiência dos usuários.
Muito embora a empresa tenha feito ajustes em suas diretrizes, analistas preveem que o caso levará algum tempo para chegar a uma conclusão — com possíveis apelações prolongando-o ainda mais.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.