O melhor pedaço da Maçã.

WSJ corrobora rumor sobre chips de IA da Apple para data centers

Midjourney
Logo da Apple colorido

E os rumores de que a Apple estaria desenvolvendo chips de inteligência artificial (IA) próprios para servidores começa a esquentar.

Publicidade

Ainda ontem, o analista Jeff Pu disse que ela poderá usar o próprio M2 Ultra nesses servidores, mas agora o Wall Street Journal entrou na parada dizendo que ela estaria de fato trabalhando em chips específicos para esse propósito.

Curiosamente, segundo o WSJ, a iniciativa é conhecida internamente como “Project ACDC” — nada a ver com a banda de rock, porém, e sim com “Apple Chips in Data Centers”. 😉

Nos últimos meses, muito tem se falado sobre o que a Apple deverá apresentar este ano em termos de IA para os seus sistemas operacionais, e aposta-se muito que boa parte dos recursos que ela trará terão processamento local — garantindo não só a privacidade do usuário, como também gerando respostas bem rápidas.

Publicidade

Todavia, é fato que nem tudo poderá ser processado localmente — daí os rumores sobre possíveis parcerias da Apple com a OpenAI (para o ChatGPT) ou o Google (para o Gemini), bem como esses rumores de novos chips dela destinados a data centers.

De acordo com o WSJ, o “Project ACDC” já está sendo desenvolvido há alguns anos. Comentando o rumor, Mark Gurman (repórter da Bloomberg), disse no X (ex-Twitter) que ela de fato iniciou um projeto do tipo em 2018, mas que tal projeto teria sido cancelado. “Não acredito que a Apple fabricará seus próprios chips de servidor de IA por causa do custo, da falta de um diferenciador e da natureza do seu LLM no dispositivo”, diz ele.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple estaria negociando possível parceria com a Rivian

Próx. Post

★ iPhone superaquecendo? Veja algumas dicas de como resolver!

Posts Relacionados