O melhor pedaço da Maçã.

App do Google ganha atalho que “traz” recurso Circule para Pesquisar ao iOS

Google Lens no iOS

Usuários do iOS agora contam com uma espécie de versão limitada do Circule para Pesquisar (Circle to Search), recurso presente em smartphones com Android o qual permite delimitar com um círculo uma determinada parte da tela para fazer uma pesquisa com o Google Lens.

Publicidade

Embora não seja possível circular para pesquisar no iOS, o funcionamento da tecnologia nos iPhones é bastante prático e segue basicamente a mesma ideia do recurso no Android: usar o mecanismo de pesquisa visual do Google de forma rápida e prática sem a necessidade de subir uma imagem manualmente no Lens.

Se no Android isso funciona apenas pressionando a barra de gestos ou o botão de início, no iOS a maneira como o Google encontrou para contornar a falta de controle sobre o sistema foi através do app Atalhos (Shortcuts), o qual permite que apps de terceiros performem ações rapidamente sem que sejam abertos.

A maneira mais interessante e prática de utilizá-lo é usando o botão de Ação (Action Button) dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max, mas também é possível utilizar o já veterano recurso de acessibilidade que permite tocar na traseira do aparelho para executar determinada ação (o que inclui os Atalhos).

YouTube video

Quando ativado, o atalho tira uma captura da tela e a envia automaticamente para o Google Lens, onde você poderá executar ações como traduzir o texto, pesquisar por objetos presentes na captura, dentre outras possibilidades presentes no bastante útil recurso do Google.

Publicidade

A diferença básica do recurso para o Circule para Pesquisar é a menor integração com o sistema e a interface menos otimizada. Se no recurso do Android você pode circular livremente para especificar um objeto da pesquisa, no do iOS há os controles para estabelecer um recorte a ser considerado pelo software.

Para usar o recurso no iOS, é preciso ter o aplicativo oficial do Google baixado. Feito isso, instale o atalho (que pode ser baixado nessa página) e configure o botão de Ação ou os gestos na parte traseira do aparelho para a mágica ficar completa.


Ícone do app Google
Google de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 315.0 (320.5 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Atalhos
Atalhos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via 9to5Google

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple deixa de incluir adesivos com o seu logo nas caixas dos novos iPads

Próx. Post

Comparativo: o que muda nos iPads Pro com chip M4 em relação aos com M2

Posts Relacionados