Se você costuma criar e gerenciar documentos no seu Mac e não quer correr o risco de perder alguma alteração feita, uma dica simples permite que você abra uma cópia original do mesmo arquivo. É o chamado Gabarito (Stationery pad).
Assim, é possível editar e salvar um documento mantendo o original intacto (ou seja, sem que haja qualquer mudança na fonte). Confira como fazer isso no seu computador! 📂
Primeiramente, abra as informações do documento desejado. Isso pode ser feito de três maneiras diferentes, veja só:
- Clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e selecione “Obter Informações”.
- Clique uma vez em cima do documento (para que ele fique destacado) e vá até Arquivo » Obter Informações, na barra de menus.
- Com o arquivo selecionado, use o atalho ⌘ command I.
Com a janela de informações do documento aberta, clique na caixa de seleção ao lado de “Gabarito”.
Caso não veja essa opção ou não possa selecioná-la, confira se selecionou um documento que possa ser editado e não uma pasta ou um atalho, por exemplo.
Ao abrir o documento da próxima vez, uma cópia dele será feita e aberta automaticamente, mantendo o original sempre intacto.
via MacRumors