Duas novidades relacionadas à plataforma de músicas da Apple aterrissaram hoje. A primeira trata-se dos Radio Spins, um novo recurso do Shazam — acessível no Apple Music e na web — que usa sua tecnologia de reconhecimento de música para classificar quais músicas estão sendo tocadas em diversas estações de rádio.
Para construir essa lista, o Shazam está identificando quase 1 milhão de horas de músicas todos os dias e rastreando mais de 40 mil estações de rádio em mais de 200 países e regiões ao redor do mundo.
As novas paradas poderão ajudar a identificar músicas que são tendências nas rádios global ou localmente, por gênero e por artista, oferecendo informações sobre o que há de novo, como o cenário da rádio pode diferir em todo o mundo e onde os artistas podem estar ganhando espaço.
Apple Music Partner Program
A segunda novidade é o Apple Music Partner Program, um novo conjunto de ferramentas analíticas que está disponível para algumas gravadoras e alguns distribuidores.
Essas empresas podem pagar para ter acesso aos dados de mais de 4.500 paradas — cada uma classificando até 1.500 títulos — que cobrem 60 gêneros e abrangem 270 países, regiões e cidades. A base também inclui dados dos Radio Spins do Shazam.

Teoricamente, isso permite que gravadoras e distribuidores tenham uma noção melhor de como — e com que rapidez — qualquer gasto promocional impacta os streams no Apple Music. Os dados são publicados na web e em APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. dedicadas com as quais os parceiros podem se integrar.
O acesso ao Apple Music Partner Program está atualmente limitado a um grupo de gravadoras dos Estados Unidos que distribuem seus conteúdos para o serviço; ainda não há informações sobre uma possível expansão.
O Apple Music conta com um catálogo de mais de 100 milhões de músicas e 30 mil playlists — muitas delas com suporte a Áudio Espacial (Dolby Atmos) e em altíssima definição, com áudio Lossless. Para quem ama música clássica, há um app dedicado com mais de 5 milhões de faixas, tudo em uma interface simplificada! No Brasil, são três tipos de assinatura: Universitária (R$11,90/mês), Individual (R$21,90/mês) e Familiar (R$34,90/mês). Caso você não seja um assinante, pode testar o serviço de forma gratuita por um mês. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
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via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.