Assim como no evento especial “Scary fast”, realizado no fim do ano passado, a Apple encerrou o evento “Let loose” com uma nota bastante interessante: a de que a apresentação inteira foi gravada não com uma câmera profissional dedicada, mas sim com um iPhone 15 Pro Max.
Na época do primeiro evento, muito se falou sobre a forma como a Apple teria alcançado esse feito — dúvida que foi sanada por um vídeo de bastidores lançado logo depois. Desta vez, não tivemos (ainda) uma produção do tipo, mas isso não impediu algumas pessoas de irem atrás dos detalhes da gravação da keynote.
Uma delas foi Stu Maschwitz, do blog Prolost. Ele notou que alguns trechos do evento contavam com uma profundidade de campo mais estreita do que o normal para uma câmera de smartphone, até mesmo para um aparelho topo-de-linha como o iPhone 15 Pro Max. No quadro abaixo, por exemplo, é possível notar um desfoque de fundo que o sensor do aparelho da Apple, extremamente pequeno se comparado aos de câmeras profissionais, não seria capaz de reproduzir sozinho por uma pura questão física.

Ao levar sua dúvida para o Threads, Maschwitz foi bombardeado com uma série de teorias vindas de seus seguidores, como a de que a Apple teria adicionado o borrado na pós-produção ou até mesmo usado uma versão aprimorada do modo Cinema (Cinematic mode). Insatisfeito com essas possíveis respostas, ele então decidiu questionar a Maçã diretamente.
A Apple lhe contou que a equipe responsável por gravar o evento acoplou lentes da Panavision — muito comuns no mundo cinema — aos iPhones, de modo a alcançar resultados como os vistos acima. Para tal, ela usou um sistema de montagem desenvolvido pela própria Panavision chamado Lens Relay System, o qual está disponível para aluguel para qualquer pessoa — embora não esteja listado no site da marca.

Esse sistema permite que qualquer lente da empresa seja acoplada ao iPhone, desbloqueado capacidades ainda mais “cinemáticas”. A Apple, obviamente, gravou a keynote inteira no formato ProRes Log, o qual permite uma maior flexibilidade durante a edição.
Toda a explicação técnica de como essas lentes funcionam podem ser conferidas nessa página (em inglês). De qualquer forma, curiosidade interessante, não?
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via MacStories