O melhor pedaço da Maçã.

Suposto teste mostra performance 25% melhor do chip M4 em relação ao M3

Chip M4

Possíveis benchmarks vazados do chip M4 — que foi anunciado anteontem junto aos novos iPads Pro — indicam que o novo processador de entrada da Apple pode ser mais rápido até mesmo que o M3 Pro.

Publicidade

Divulgados pelo perfil Vadim Yuryev [@VadimYuryev] no X, os supostos benchmarks mostram o possível desempenho do novo chip em CPU 1Central processing unit, ou unidade central de processamento., GPU 2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. e também em termos do seu Neural Engine.

No teste de GPU do Geekbench 6, o M4 teria anotado 3.767 pontos na categoria single-core e 14.677 no teste multi-core — o que é, respectivamente, 22% e 25% mais rápido que os resultados de 3.087 (single-core) e 11.702 (multi-core) pontos obtidos pelo chip M3 (que ainda não chegou a nenhum modelo de iPad, apenas em Macs).

Mesmo com apenas 10 núcleos, o M4 se saiu levemente melhor que o chip M3 Pro em sua versão de 11 núcleos, a qual marcou pontuações na casa dos 14.000 e 14.500 pontos em testes no Geekbench.

Publicidade

Em comparação ao chip M2, presente nos iPads Pro da geração anterior, houve um acréscimo de cerca de 1,5x em performance, já que o antigo chip registrou pontuações de 2.590 (single-core) e 10.019 (multi-core).

Em sua publicação, Yuryev também destacou que o chip M4 (caso o benchmark venha a ser confirmado futuramente) passaria a ser oficialmente o chip de consumo mais rápido do mundo em single-core, visto que o processador que ocupa atualmente essa posição, o Intel i9-14900KF, registra menos de 3.300 pontos na categoria.

O teste Metal Score, referente à GPU, também indica avanços positivos para o chip M4, embora um pouco mais modestos. O novo chip teria anotado 53.792 pontos nessa categoria, o que é levemente superior ao resultado registrado no M2 Pro, que foi de 46.575, por exemplo.

Desempenho em tarefas de IA

Também foi divulgado um suposto teste para a categoria Core ML Neural Engine Inference, o qual nos indica os possíveis avanços do chip M4 em relação a uma parte do processador grandemente relacionada a tarefas envolvendo inteligência artificial — tema que teve um bom destaque na apresentação do novo componente.

Publicidade

Os dados indicam que o chip M4 anotou 9.234 pontos nessa categoria, o que é muito superior ao resultado obtido pelo processador M3 Pro (de 6.120), levemente superior ao M3 Max com 14 núcleos (9.200), mas inferior à pontuação obtida pelo M3 Max com 16 núcleos (11.080).

Como observou o AppleInsider, no entanto, esse teste em específico é o único dos três a aparentemente rodar com o iPadOS 18, que ainda nem foi lançado. Logo, as chances de ele não ser verdadeiro são maiores que a dos outros dois, que foram executados no iPadOS 17.5.

A conferir…

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp testa novos atalhos para o editor de stickers e o zoom da câmera no iOS

Próx. Post

Brasil é (sem surpresas) o país com o novo iPad Pro mais caro do mundo

Posts Relacionados