No começo do ano, o WhatsApp começou a liberar para todos os seus usuários um novo editor de figurinhas nativo, dispensando a necessidade de ter que baixar um aplicativo separado apenas para essa finalidade. Agora, o mensageiro está testando alguns ajustes que deverão tornar a ferramenta ainda mais simples de se usar.
Como notado pelo WABetaInfo, o WhatsApp atualizou nesta semana o ícone da ferramenta de edição de stickers, tornando-a mais consistente com o visual geral do app. Além disso, o mensageiro separou o atalho do editor do atalho da ferramenta que permite criar figurinhas usando inteligência artificial, de modo a tornar o processo menos confuso.

Atualmente, ao tocar no atalho do editor de figurinhas, o usuário é recebido por um popup com opções para criar um sticker usando o editor nativo do mensageiro a partir de uma imagem da sua galeria ou por meio da ferramenta de IA. O novo layout torna a separação entre as duas opções ainda mais clara.
Esse novo ícone e o novo atalho foram notados na versão 24.9.10.74 do WhatsApp beta, disponível no TestFlight. A previsão é de que eles cheguem para ainda mais pessoas nas próximas semanas.
Controle de zoom da câmera
O editor de figurinhas não foi o único recurso do WhatsApp a ganhar um novo atalho recentemente. Ainda segundo o WABetaInfo, o mensageiro começou a testar também um novo controle para o zoom da câmera, o qual pode ser notado ao lado direito do botão de captura do aplicativo.

Com essa novidade, usuários têm agora mais controle sobre o zoom da câmera, uma vez que, antes, para dar zoom in ou zoom out, era necessário segurar o botão de captura e deslizar com o dedo para cima ou para baixo enquanto o vídeo era gravado. Além de um pouco desajeitado, esse método geralmente resultava em imagem tremida e em um zoom impreciso.
Assim como a novidade anterior, esse novo controle está sendo testado com usuários do WhatsApp beta — mais especificamente com a versão 24.9.10.75 do mensageiro, disponível no TestFlight. Também é esperado que ele seja liberado para mais pessoas nas próximas semanas.