Conforme o tempo passa, as (possíveis) novidades de inteligência artificial do iOS 18 vão ganhando mais forma. Desta vez, temos mais informações sobre possíveis novos recursos de apps como o Gravador de Voz (Voice Memos) e o Notas (Notes).
De acordo com o AppleInsider, que falou com pessoas próximas ao desenvolvimento dos futuros sistemas operacionais da Maçã, a empresa estaria investindo pesado em recursos capazes de resumir e transcrever gravações de áudio — tudo com a ajuda de IA, é claro.
O app Gravador de Voz é um dos mais cotados para receber essas novidades. Versões preliminares do software, ainda segundo as informações, exibem o texto da transcrição numa área central do app — onde normalmente encontraríamos os gráficos que representam as ondas sonoras da gravação.
Ao que tudo indica, a ferramenta de transcrição do app funcionará de uma forma muito parecida com o recurso Voicemail ao Vivo (Live Voicemail), introduzido com o iOS 17 — e que funciona apenas em inglês, por enquanto —, o qual transcreve mensagens deixadas por contatos na sua caixa postal em tempo real e diretamente da tela Bloqueada.
Em abril, já havíamos falado sobre a possibilidade de o app Notas ganhar um recurso próprio de gravação de voz, o qual poderia ser útil na hora de gravar uma aula ou uma palestra, por exemplo. Pois bem, ao que tudo indica, as novidades não pararão por aí: ainda segundo as informações, o software será capaz de resumir essas gravações ao identificar os pontos mais importantes da conversa e colocá-los em texto,
Caso esse recurso realmente saia do papel, é possível que o app Notas acabe virando uma ferramenta essencial não só para estudantes, mas também para jornalistas e profissionais que participam de reuniões com frequência. Em outras palavras, seria melhor prestar mais atenção em aulas, reuniões ou apresentações sem ter que se preocupar em anotar os pontos importantes manualmente.
Ainda de acordo com o AppleInsider, o iOS 18 terá recursos do tipo em todo sistema. Além disso, as versões equivalentes dos apps supracitados para iPadOS e macOS também deverão receber as mesmas novidades.
Além do Notas, existem rumores de que o Safari também será capaz de resumir conteúdos de páginas na web. Entretanto, por se tratarem de recursos encontrados em versões ainda muito preliminares do iOS 18, é possível que eles acabem sendo descartados — ou pelo menos não lançados assim que os novos sistemas forem liberados, nas suas primeiras versões.