Com a liberação do iOS 17.5, a Apple e o Google lançaram oficialmente o suporte conjunto ao reconhecimento e ao envio de alertas contra rastreadores indesejados no iOS e no Android — o que elimina a necessidade da instalação de aplicativos específicos para se manter protegido contra rastreadores Bluetooth alheios.
Disponível nos aparelhos com Android a partir da versão 6.0, a nova especificação técnica — denominada Detecting Unwanted Location Trackers (algo como Detectando Rastreadores de Localização Indesejados) — é mais uma ação contra a prática denominada stalking, que se popularizou com o lançamento de dispositivos como o AirTag.
Caso seu aparelho conte com suporte à novidade, você receberá um aviso de “[Item] Encontrado Movendo-se com Você” caso seja identificado algum dispositivo Bluetooth desconhecido o acompanhando ao longo de determinado tempo — independentemente da plataforma móvel que você utiliza.
De acordo com a Apple, o iPhone pode mostrar a identificação do rastreador encontrado ou até mesmo emitir um som para que ele seja facilmente encontrado. Fabricantes de rastreadores como Chipolo, eufy, Jio, Motorola e Pebblebee, inclusive, já se comprometeram a tornar seus futuros dispositivos compatíveis.
Ainda segundo a Maçã, a especificação criada inclui instruções e recomendações para ajudar as fabricantes que queiram incorporar o recurso de alerta de rastreamento indesejado em seus produtos — o que certamente facilitará a adoção generalizada da novidade por essa indústria.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.