O melhor pedaço da Maçã.

Bug no iOS 17.5 está afetando lojas alternativas de apps na UE

iOS 17.5

Como esperado, o iOS 17.5, lançado ontem pela Apple para todos, trouxe uma série de melhorias e correções de bugs para tornar o sistema ao mesmo tempo mais estável e seguro. De acordo com o a dupla de pesquisadores Mysk [@mysk_co], entretanto, a nova versão do software acabou introduzindo um bug que pode se tornar uma dor de cabeça e tanto para usuários europeus.

Publicidade

Em um post no X (antigo Twitter), os dois pesquisadores explicaram que o iOS 17.5 trouxe uma correção para o framework MarketplaceKit, mas que acabou resultando em um problema o qual afeta especificamente lojas alternativas de apps.

Santo Deus!
Usuários de iPhone na UE: NÃO excluam seus aplicativos de lojas de apps alternativas.
O iOS 17.5 interrompe a reinstalação de aplicativos de lojas de apps alternativas. O MarketplaceKit agora gera um client_id diferente toda vez que é solicitado. Agora não há como os desenvolvedores de lojas de apps alternativas identificarem os usuários que já compraram o seu aplicativo.
A Apple resolveu um problema de segurança que relatamos sobre a maneira como o MarketplaceKit lida com client_id. O problema foi resolvido. Mas agora os desenvolvedores não têm opção de identificar as instalações e estimar a Core Technology Fee (CTF) que devem à #Apple .

Mais especificamente, esse bug está impedindo usuários de reinstalarem os apps dessas lojas, caso acabem, por algum motivo, os removendo do iPhone. Isso acontece por que o framework gera agora um client_id diferente toda vez que é acionado, impedindo desenvolvedores de identificarem usuários que já tenham instalado as suas lojas.

Além de ser um problema para os usuários, que ficam sem poder reinstalar uma loja alternativa em seus dispositivos sem um novo pagamento, esse bug também é uma pedra no sapato para os desenvolvedores, que ficam sem ter como identificar instalações e, consequentemente, estimar o valor relacionado à Core Technology Fee (CTF).

Publicidade

É provável que a Apple corrija esse problema em uma próxima atualização do sistema, (como um iOS 17.5.1). Como isso ainda deverá demorar alguns dias, porém, é melhor evitar a desinstalação de qualquer loja alternativa de apps caso você viva na Europa.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Utilitário Bebop facilita a criação de notas rápidas no iOS

Próx. Post

Samsung empata com a Apple em índice de satisfação de smartphones

Posts Relacionados