A Apple poderá promover uma melhoria interessante na bateria do “iPhone 16 Pro Max”, aparelho que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, o componente contará com um aumento na densidade de energia — o que seria mais um ponto que o diferenciaria do “iPhone 16 Pro” em 2024.
Para quem não sabe, a densidade de energia de uma bateria é a relação entre a quantidade de energia que pode ser armazenada e o volume ocupado pela peça — o que significa que uma maior densidade poderá se traduzir em uma maior autonomia para a bateria caso ela permaneça com o tamanho atual ou em uma autonomia semelhante com um tamanho menor.
Mas aumentar a densidade de energia também resulta em um aumento na temperatura, o que tornaria o avanço inviável se considerarmos a construção atual das baterias dos iPhones. É por isso que, segundo Kuo, a Maçã também estaria investindo em um novo revestimento de aço inoxidável, visando evitar o superaquecimento do componente.
De acordo com Kuo, o alumínio seria naturalmente um melhor dissipador de calor, mas o aço inoxidável é mais robusto e menos suscetível a corrosão — o que faz com que, além de solucionar a questão da temperatura, também forneça uma maior proteção para a bateria e para o iPhone como um todo.
Além disso, o uso do aço inoxidável também ajudará a diminuir a dificuldade de remover a bateria do aparelho — o que poderá ajudar a Apple a cumprir uma nova legislação da União Europeia a qual obrigará fabricantes a facilitarem a remoção do componente.
Portanto, a novidade não se restringiria apenas ao modelo maior e mais poderoso dos iPhones futuramente. Segundo Kuo, caso os testes com o “iPhone 16 Pro Max” sejam bem sucedidos, a Maçã deverá adotar a novidade em toda a linha já nos modelos que serão lançados no segundo semestre do ano que vem.
Ainda segundo Kuo, a empresa Sunway será a maior responsável por fornecer esses novos revestimentos para os iPhones. Só para se ter uma ideia, caso a Apple adote a novidade em todos os aparelhos no ano que vem, a receita dessa companhia deverá crescer entre 200% e 250% em relação aos seus números atuais.
Atualização, por Eduardo Marques 10/06/2024 às 13:00
Corroborando os rumores de que a bateria do “iPhone 16 Pro Max” terá um revestimento em aço inoxidável, o leaker Majin Bu publicou essas imagens no X:
Ele também compartilhou um vídeo o qual mostra o interior da bateria:
Com um aumento na densidade e uma dissipação de calor aprimorada, muito provavelmente teremos a melhor autonomia de bateria já vista em um iPhone — se isso será suficiente para satisfazer a necessidade dos consumidores, aí é outra história…
Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.